Debates locais antecedem Conferência Nacional. Evento busca um novo olhar para a política de segurança pública
O Governo do Acre instituiu nesta terça-feira, 24, o Comitê Organizador Estadual (COE) da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública, que será realizada de 6 a 10 de julho em Rio Branco. No auditório da Biblioteca Pública, os prefeitos Raimundo Angelim, Leila Galvão e Vagner Sales assinaram decretos convocando a etapa municipal da conferência em Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul, respectivamente. O comitê é responsável por traçar o planejamento da Conferência Estadual de Segurança Pública.
Os eventos precedem a Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) prevista para acontecer em Brasília entre 27 e 31 de agosto. Durante os quatro dias, serão debatidos temas como gestão democrática da segurança pública, financiamento do setor, valorização dos profissionais, combate ao crime e prevenção da violência. "Estamos aqui participando mais de um ato paradigmático que um simples lançamento de um conferência", disse Márcia Regina, secretária de Segurança Pública do Acre.
De acordo com os organizadores, a 1ª Conseg tem como principal objetivo dialogar com a sociedade e apontar os rumos para a criação de uma política nacional de segurança pública e foi convocada em dezembro do ano passado pelo Presidente Lula. "A conferência busca um novo olhar sobre a segurança pública. Busca um olhar preventivo pois o modelo adotado nos últimos quarenta anos não está dando certo", disse Antônio Gianichini, coordenador de logística e infra-estrutura da 1ª Conseg e representante do Ministério da Justiça que esteve presente na cerimônia de lançamento das conferências no Acre. O documento extraído da conferência estadual irá apoiar o fortalecimento do Sistema Único de Segurança.
No total, serão cerca de dois mil representantes com poder de voto para deliberar as propostas extraídas nos eventos regionais. As conferências estaduais e municipais escolherão 1,4 mil delegados. Os demais serão representantes do Poder Público. Melhores informações no portal da Conseg: www.conseg.gov.br.
O Governo do Estado e os três municípios vinculados ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) irão discutir e apresentar as propostas que serão levadas à Conseg, onde representantes do Acre terão voz e voto. "A discussão desse tema é de muita importância para nossos municípios", disse Raimundo Angelim, prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac). Estiveram presentes o Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Edson Manchini; o presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Ranzi; o presidente da Assembleia Legislativa, Edvaldo Magalhães; o procurador geral do Ministério Público Estadual, Edmar Monteiro; oficiais da Polícia Militar e operadores do Direito.