Para reforçar as atividades que integram a campanha “Dengue: A Guerra Não Pode Parar”, o governador Tião Viana e a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, em parceria com a prefeitura de Rio Branco, entregaram na manhã desta sexta-feira, 8, duzentas tampas de caixas d’água para moradores do bairro Defesa Civil durante ato na praça da comunidade.
A ação prevê a entrega de 30 mil tampas de caixas d’água em diversos bairros da capital com a meta de promover o controle e redução dos casos de dengue. “Estamos pedindo que ninguém deixe uma mulher grávida, um idoso, um bebê serem vítimas da dengue e morrer porque um morador não pôs a tampa na sua caixa d’água, que é o local onde mais o mosquito da dengue se reproduz. Hoje iniciamos a entrega de 30 mil tampas, e é importante que a população pegue essa tampa, coloque na sua caixa d’água e cuide para que o mosquito não se reproduza”, disse o governador.
Suely Melo ressaltou que as tampas que serão distribuídas foram confeccionadas pela empresa acreana Plasacre, que utiliza material reciclado como matéria-prima. A secretária explicou que, após um levantamento feito com base nos dados dos agentes de endemias, foi diagnosticado que na capital há cerca de 36 mil caixas d’água, no nível do solo, que ficam descobertas, e assim se tornam criadores do mosquito Aedes aegypti.
“Cerca de 65% das caixas que ficam no solo servem de criadouro para larvas e mosquitos. Diante disso, o governo do Estado determinou que fossem confeccionadas essas tampas. Se a gente não deixa o mosquito nascer, diminuímos a quantidade de mosquitos e reduzimos a probabilidade de pessoas serem vítimas da doença”, observou a secretária Suely Melo.
Defesa Civil deverá reduzir casos de dengue
A entrega aconteceu no bairro Defesa Civil depois que a Divisão de Endemias diagnosticou que naquela localidade 70% das caixas d’água que ficam no solo estavam sem tampa e encontravam focos do mosquito. O presidente do bairro, Geraldo Angelim Júnior, ressaltou que a entrega na comunidade é muito importante porque mostra que o governador está empenhado em reduzir os casos de dengue.
Marcelina Alexandrina, secretária municipal de Saúde, acrescentou que o município auxilia o Estado no combate à dengue enviando agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. “As equipes ficam divididas em toda a cidade, com ênfase nas localidades onde há maior incidência da doença, para fazer o trabalho de acompanhamento e localização dos focos e, agora também, para a instalação dessas tampas de caixas d’água”, completou a secretária.