Feira pretende recuperar economia de Brasileia

 

Para a prefeita Leila Galvão a feira representa um novo momento para o município após a cheia do Rio Acre (Divulgação)

Para a prefeita Leila Galvão, a feira representa um novo momento para o município após a cheia do Rio Acre (Divulgação)

Localizada a 220 quilômetros de Rio Branco, Brasileia sofreu com a pior catástrofe natural de sua história. No início deste ano ela foi tomada pelas águas do Rio Acre, que inundaram a maior parte de sua área urbana. Os prejuízos foram significativos. Muita gente perdeu tudo que tinha e o comércio ainda sofre com os danos. A economia da cidade ficou debilitada.

Agora, uma feira promovida pelo governo do Estado, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeituras, pretende contribuir para a recuperação da economia do município. Ela será realizada nos dias 8, 9 e 10 de junho, na Praça Hugo Poli. O lançamento oficial será na próxima quarta-feira, 23, no Afa Bistrô, em Rio Branco.

O evento vai se chamar Feira de Recuperação e Negócios do Alto Acre. Ela conta com o apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco da Amazônia, federações do Comércio, da Indústria e da Agricultura, e Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).

Apesar de os esforços serem voltados para a recuperação de Brasileia, a feira também contará com a participação de empresas e empreendedores de Assis Brasil, Epitaciolândia e de Xapuri.

“Essa feira foi pensada há uns dois anos. A ideia era fazer uma feira internacional envolvendo o Peru e a Bolívia. Só que este ano, aconteceu essa tragédia em Brasileia e nós decidimos criar um evento que possa ajudar a elevar um pouco a autoestima da população e contribuir com a recuperação de sua economia”, explicou o coordenador de Eventos do governo do Acre, Dudé Lima.

Lima explica que a feira vai fazer o dinheiro circular de forma rápida, tanto no comércio varejista quanto no agronegócio e entretenimento. De acordo com ele, a feira funcionará durante o dia e também à noite. “A partir de 8 horas da manhã, o agronegócio vai estar todo lá trabalhando, assim como a agricultura familiar, que vai ter uma presença forte nessa feira. Também as áreas de indústria e comércio terão participação ativa”, garante o coordenador. “Nós temos uma proposta de parceria com o frigorífico de frango Acreaves para que, nesse período, sejam vendidos frangos ao preço de 1 real o quilo”, complementa.

A programação de entretenimento vai contar com bandas locais e de Rio Branco, além da atração Danilo Hudson, cantor goiano que está se tornando o novo destaque do sertanejo.

“A gente está com boas expectativas quanto a essa feira. O evento vai trazer um novo momento para a economia da nossa cidade, que sofreu tanto com a enchente do início do ano”, afirmou a prefeita de Brasileia, Leila Galvão.

Leila informou que a feira vai acontecer na Praça Hugo Poli, um lugar já tradicional pelos eventos que sedia. “É nessa praça que realizamos o Carnavale, nosso carnaval fora de época, que todo o Acre já conhece”, justificou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter