Espaço destinado à Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul já está quase pronto para receber o público nesta quinta-feira, 12. Um dos principais objetivos do evento é mostrar os setores produtivos que envolvem a área de pecuária, agropecuária, piscicultura, ovinocultura, bem como os setores industrial e de comércio que, a cada ano, têm conquistado cada vez mais destaque. A abertura da Expojuruá está prevista para as 18 horas.
Para a realização da Feira, o governo do Estado conta com a parceria do Sebrae. No primeiro dia começa o rodeio, com a participação de 30 peões, que tem a final prevista para o sábado, 14. Serão distribuídos R$ 11 mil em prêmios.
A dupla sertaneja João Márcio e Fabiano, conhecidos pelo sucesso de músicas como “Casa das Primas” e “Galera do Chapéu” abre o circuito de shows no primeiro dia. O encerramento contará com a apresentação do cantor Gabriel Valim. O cantor é autor de outras dezenas de músicas que estão fazendo sucesso na voz de cantores como Gustavo Lima e Michel Teló.
Agricultura familiar será um dos destaques
O espaço dedicado ao setor produtivo é a vitrine dos programas de produção do governo desenvolvidos no Acre, onde são apresentados os resultados dos projetos na área de agricultura familiar realizados em parceria com o Sebrae, Embrapa, Instituto Federal do Acre (Ifac), Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e empresas privadas.
Os visitantes terão a oportunidade também de comprar produtos diretamente do produtor com a instalação da Feirinha do Juruá. Também conhecerá os serviços de assistência técnica e extensão rural desenvolvido pelas Secretarias de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e de Agropecuária (Seap).
“Aqui no espaço a população vai poder conhecer as tecnologias que estão sendo implementadas no setor agrícola com investimentos do governo do Estado para o aumento da produção e consequentemente a melhoria da qualidade de vida dos produtores do nosso Estado”, disse o secretário de Produção Lourival Marques Filho.
Outra novidade trazida para a Expojuruá vem através do fortalecimento da piscicultura no Acre. Para tanto, o Ifac, vai realizar uma série de Oficinas de Processamento de Pescados, que serão ministradas por professores especializados da instituição. No trailler-escola do Instituto, instalado no espaço da agricultura familiar, durante a Expojuruá, serão apresentadas técnicas de produção de fishburguer, nuggets e filetagem de peixe.