O Instituto Socioeducativo (ISE), através da direção do Centro Socioeducativo (CS) Acre, firmou nesta semana parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte a fim de oficializar a Escolinha de Futebol Acre, que tem como principal objetivo treinar adolescentes em medidas socioeducativas.
Inicialmente, 15 adolescentes foram selecionados para participar. A escolha do time partiu do professor de Educação Física da Escola Darquinho, João Rodrigo Nascimento Mendes, que também foi o responsável pela formulação do projeto.
Segundo o docente, um dos principais quesitos para a seleção é o bom comportamento na quadra e na escola. “Eles trabalham especificamente para o futebol, por isso o treinamento é voltado para o campo. Eles treinam em quadra de areia, que é mais cansativo. No jogo tem vitória e derrota, portanto, temos que nos conformar com o resultado. Porém, estamos nos preparando para vencer”.
De acordo com o gerente de Esporte e Lazer Comunitário, Elisson Azevedo, a secretaria de Estado de Educação e Esporte irá se responsabilizar por contatar olheiros para que assistam aos jogos oficiais, para identificar o adolescente destaque e colocá-lo dentro de um clube. “Já fazemos esse trabalho em parceria com os clubes. Se a gente identificar o talento em algum deles, o governo irá investir. Essa é uma nova ideia de socioeducação envolvendo o esporte. Vamos fornecer material e apoio”, aponta Elisson Azevedo.
Ainda segundo o gerente de esporte, após um mês de preparo, os adolescentes poderão jogar no estádio de futebol Arena da Floresta. Esse incentivo visa estabelecer uma ponte entre as medidas e o esporte. “Isso é pioneirismo no Brasil”, comemora Elisson.
De acordo com o diretor do CS Acre, Walderlan Lima, a intenção é “incluí-los em times de futebol. Mas para isso é preciso respeitar os quesitos de bom desempenho escolar e respeito ao próximo. O projeto foi aprovado pelo gabinete, equipe pedagógica, equipe técnica e equipe de segurança”, explica.