A inclusão de crianças com deficiência e a oferta da educação com qualidade foram os temas de um artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, este mês, destacando a qualidade da educação ofertada nas escolas estaduais do Acre. Com o título “A miopia do modelo segregador de ensino”, o texto foi escrito por Rodrigo Hübner Mendes, mestre em Administração e fundador do Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve programas de educação inclusiva a crianças portadoras de deficiência física ou mental.
Mendes ressaltou a importância da inclusão social por meio da escola, avaliando que a exclusão das crianças especiais no mercado de trabalho é, principalmente, uma consequência da falta de escolaridade e do convívio em sociedade. Segundo ele, a “educação inclusiva é uma resposta inteligente às demandas do mundo contemporâneo. Incentiva uma pedagogia não-homogeneizadora e desenvolve competências interpessoais. A sala de aula deveria espelhar a diversidade humana, não escondê-la”.
Como exemplo de inclusão das crianças na sociedade, o autor cita a Escola Estadual de Ensino Fundamental Clarisse Fecury, que oferece aulas de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) a todos os 611 alunos matriculados nos turnos da manhã e da tarde, dos quais 27 possuem algum tipo de deficiência cognitiva ou motora. Planejando estratégias de inclusão, mais de vinte professores promovem a inclusão das crianças especiais, inserindo-as adequadamente no ambiente escolar e social.
“É muito bom saber que nossa escola tornou-se modelo para as demais, e o que é melhor, em nível nacional. Isso só é possível porque temos uma forte parceria com a Secretaria de Educação, a colaboração dos professores e a confiança que os pais têm em nós”, disse a gestora da escola, Maria das Dores de Lima. Leia o artigo na íntegra.