Empresários acreanos participam da Rodada de Negócios

Evento oferece a oportunidade de intercâmbio entre compradores e ofertantes dos produtos amazônicos

rodade_de_negocios_2.jpg

Empresários acreanos participam das rodadas de negócios (Foto: Angela Peres/Secom)

Aproximar fornecedores e compradores, e também projetar as empresas da região Norte para o mercado de compras nacional e internacional. Este é o grande desafio da Rodada de Negócios coordenada pelo Sebrae durante a realização da quarta edição da Feira Internacional da Amazônia, que acontece na capital amazonense, no período de 10 a 13 de setembro. Na Rodada de Negócios empresários dos estados da região norte apresentam os produtos amazônicos fabricados com base no conceito de desenvolvimento sustentável.

Cerca de 200 empresas participaram das negociações que além de gerar negócios imediatos, possibilita também o intercâmbio de informação e o estabelecimento de contatos que poderão posteriormente ser transformados em vendas. Representantes de empresas de médio e grande porte estiveram frente a frente com empresários da região norte.

De acordo com a organização da FIAM em 2006, quando foi realizada a terceira edição da Feira, dezenas de empresários comemoraram bons resultados.

Para o administrador da Casa do Artesão de Rio Branco, Carlos Taborga, a participação dos acreanos na Rodada de Negócios proporcionou a oportunidade de mostrar aos empresários nacionais e internacionais os produtos confeccionados a partir do aproveitamento sustentável do que a floresta amazônica tem a oferecer. “Fechamos negócio com empresas de Manaus, São Paulo e do Canadá. Além de termos feito contato com outras”, comemora o artesão.

Dos materiais trazidos ao evento por meio da Cooperativa de Produtores e Serviços Econômicos e Solidários do Acre (Cooesa) os que mais chamam atenção dos visitantes são o ouriço de castanha, esferas de madeira, além das figuras esculturais do Acre feitos da massa da mandioca com pó de serra. “A FIAM é uma excelente oportunidade de evidenciar nosso trabalho e fortalecer o setor no Estado”, completou Taborga.

Empresários acreanos do setor moveleiro também participaram da Rodada de Negócios em Manaus. Para o presidente da Associação de Madeireiros e Moveleiros de Cruzeiro do Sul, Hélio Pedrosa, a instalação do Pólo Moveleiro no Vale do Juruá irá potencializar o trabalho desenvolvido pelas 16 empresas que compõem a Associação. “O acabamento e o design são os diferenciais dos nossos produtos. O apoio do governo do Estado para desenvolver o setor moveleiro tem sido primordial”, destacou Hélio Pedrosa.

A Associação de Cruzeiro do Sul está elaborando um plano de pesquisa de mercado para trazer uma representação para Manaus. “Este é um mercado promissor”, completa o presidente. Os produtos das empresas do Pólo Moveleiro de Rio Branco também foram apresentados aos visitantes e empresários que participaram da Feira Internacional da Amazônia.

Alberto Toussaint, empresário paulista, ficou admirado com os móveis expostos no estande do Acre. Segundo ele a qualidade do acabamento, a simplicidade e originalidade do design fazem dos produtos acreanos únicos no mercado. “È uma verdadeira obra de arte, estou surpreso”.

Leia o que já foi publicado sobre a FIAM 2008


 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter