Governo usa novas tecnologias para formação superior
A democratização do conhecimento proporcionado pela internet tem garantido curso superior a muitas pessoas que residem em lugares distantes dos grandes centros. Foi utilizando os vários benefícios trazidos pelas novas tecnologias, que o Governo do Acre, através da Secretaria de Educação(SEE), diplomou na noite de ontem (16) 85 professores de Brasiléia, Assis Brasil e Epitaciolândia em Pedagogia.
Prestigiaram o evento as prefeitas de Brasiléia e Assis Brasil, Leila Galvão e Eliane Gadelha, respectivamente, representantes das Câmaras de Vereadores dos três municípios, do diretor de gestão da SEE, Jean Mauro e o doutor em Educação da UnB, Lúcio França Teles entre outros convidados .
João Oliveira Lima, 33, sabe bem da importância e facilidades que a internet promoveu em sua vida. Para freqüentar as aulas de Pedagogia, ele não poupou esforços. Vendeu sua colônia e foi morar em Assis Brasil para ficar próximo ao pólo de ensino à distância da SEE, decisão que rendeu seu primeiro trabalho como docente. "Ninguém acreditava no meu sucesso, pois não tinha nenhum conhecimento em informática. Não sabia nem o que era mouse, mas em menos de um ano estava por dentro de tudo. Valeu muito a visão que o Governo teve para levar educação superior fora dos grandes centros", afirma.
Outra professora que agarrou a oportunidade e enfrentou os desafios desta nova ferramenta de conhecimentos, foi a jovem do município de Epitaciolândia, Marinete Mesquita, 31. Lecionando há 12 anos na rede pública, a pedagoga declara que a iniciativa do Estado revela o respeito para com os menos favorecidos. "Foi um passo importante do governo para qualificar mais nossa educação. Muitos saíram daqui com duas faculdades, pois o suporte tecnológico foi visto durante todo o curso", ressalta.
O curso de Pedagogia na modalidade à distância foi ofertado por meio de um convênio com uma das mais respeitadas instituições federais do país, a Universidade de Brasília (UnB). Com vasta experiência no ensino à distância, a UnB mantém cursos em várias partes do Brasil, tendo como suporte a internet. No Acre, ela está presente não apenas em Pedagogia, mas em outros quatro cursos superiores: Teatro, Artes Visuais, Música e Administração, todos em parceria com o Estado e Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Até sexta-feira, 19, haverá ainda formaturas nos municípios de Acrelândia, Sena Madureira e Rio Branco.
Leia também:
- Governo certifica primeiros professores de Acrelândia com curso superior
- Docentes de Brasiléia, Assis Brasil e Epitaciolândia concluem curso de Pedagogia
- Formação Superior
- SEE e UnB formam 225 pedagogos no Vale do Juruá na modalidade de ensino à distância
- Governo forma primeira turma de Educação à Distância do Acre