O Detran está realizando a troca das lâmpadas dos semáforos da capital por LED. O investimento foi de R$$ 266 e irá reduzir sensivelmente o consumo de energia do órgão.
A engenheira de trânsito Samara Ricarte explica que esse tipo de lâmpada é mais visível aos olhos do condutor, principalmente no horário noturno. “O LED, apresenta mais eficiência que os outros tipos de lâmpadas, pois proporciona maior vida útil aos aparelhos e também diminui os custos de manutenção, já que a durabilidade das é maior”, esclarece.
“Além do mais, o LED é uma energia limpa, de baixa dissipação de calor e consumo de energia. Uma lâmpada de LED tem vida útil que varia de 50 a 100 mil horas. Já a fluorescente possui 10 mil horas e a incandescente chega a ter somente mil horas de uso”, ressalta o programador de semáforos do Detran, Francisco Rodrigues.
O que é LED
Apesar de ser um componente muito utilizado hoje em dia, sua invenção se deu em 1963, pelo americano Nick Holonyac. A palavra LED vem do inglês Light Emitting Diodo, em português significa Diodo Emissor de Luz. Como o próprio nome já diz, é um diodo que quando energizado emite luz visível ao olho humano.
Algumas vantagens da lâmpada de LED
Baixa voltagem de operação
Não representa perigo para o instalador
Resistência a impactos e vibrações
Não possui filamentos de vidros, o que aumenta a robustez
Controle dinâmico da cor, permitindo um ajuste perfeito da temperatura de cor desejada
Cores vivas e saturadas
Ecologicamente correto, pois não utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que cause dano a natureza
Não emite radiação ultravioleta nem infravermelho
Possibilita um ajuste preciso da intensidade da luz