Pelo menos 40 mil pessoas foram visitadas pelas equipes do Depasa Rio Branco, órgão responsável pelo saneamento na capital acreana, durante a Campanha contra o Desperdício da Água. As equipes visitaram 9.881 unidades habitacionais no Segundo Distrito, que agora recebe água tratada 24 horas nas torneiras.
A campanha contra o desperdício, além de elevar a conscientização das pessoas sobre o uso racional e consciente do recurso hídrico, rendeu outro fruto: o Depasa Rio Branco recebeu mais de sete mil pedidos de novas ligações ou religações no sistema de abastecimento, somente na região do Segundo Distrito.
“Muitas famílias decidiram abandonar os poços que abasteciam as residências. Significa que mais pessoas terão acesso a água tratada e menos pessoas estarão expostas aos riscos de ingerir uma água que não recebe o tratamento adequado”, explicou o superintendente do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita.
Durante as visitas, foram levantados dados importantes para subsidiar o trabalho dos técnicos do Depasa, como pontos de pressão e de vazamento de água e regularidade no abastecimento. “Uma das coisas que ficou clara é que a quantidade de desperdício é bem inferior ao número de vazamentos na rede, e para combater esse defeito precisamos também da ajuda da população. Nós dobramos, de forma emergencial, o número de equipes de combate a vazamentos de seis para doze, fazendo 1,5 mil intervenções”, disse Felismar.
Outro ponto importante alcançado pela campanha foi os 539 hidrômetros solicitados. O instrumento evita o desperdício de água tratada. Para levar água ao Segundo Distrito com qualidade no abastecimento, uma adutora da ETA II abastece o reservatório Santo Afonso, com capacidade para 4,5 milhões de litros de água, e o Comara, que armazena até 1 milhão de litros.
Sobre a campanha
A campanha, que teve duração de 90 dias, foi criada para conscientizar os consumidores de água sobre a importância de evitar desperdícios, informar sobre vazamentos na rede e utilizar o recurso de forma inteligente. O foco foi o Segundo Distrito da capital, que recentemente passou a ser abastecido pela rede de saneamento 24 horas por dia, todos os dias. Para a campanha foi montada uma equipe com 20 agentes e quatro assistentes sociais, que visitaram quase dez mil domicílios, orientando e informando a população de vinte bairros visitados.
Combate a doenças de veiculação hídrica
Muitas doenças, entre elas verminoses e até cólera, são transmitidas através da água. Chamadas de doenças de veiculação hídrica, atingem principalmente crianças e idosos, que são mais vulneráveis. Hábitos de higiene e água tratada, duas medidas simples, são altamente eficazes para prevenir contaminações. A campanha feita pelo Depasa Rio Branco também orientou os moradores das quase dez mil casas visitadas sobre a prevenção dessas doenças, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
As orientações sobre prevenção de doenças que são transmitidas através da água ajudam a cumprir um dos objetivos da campanha, que é trabalhar para melhorar os indicadores de saúde da população por meio de ações preventivas voltadas para a educação sanitária, estabelecendo novos padrões de saúde.
Bairros visitados:
Jacarandá
Santo Afonso
Recanto dos Buritis
Santa Inês
Comara
Areal
Triângulo Velho
Triângulo Novo
Quinze
Cidade Nova
Seis de Agosto
Taquari
Rosa Linda
Belo Jardim I e II
Loteamento Bom Jesus
Loteamento Said Farhat
Loteamento Santa Helena
Vila Acre
Vila da Amizade