O objetivo é buscar parceria para trabalhar a coleta seletiva nas secretarias e dar a destinação adequada aos resíduos
Na manhã da última quarta-feira, 18, a comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), visitou a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) de Rio Branco.
A equipe foi recebida pela diretora do departamento de resíduos sólidos da Semsur, Fabiana Campelo, e pela técnica em controle ambiental da Semsur, Aline Barros, que apresentaram uma projeção multimídia das atividades da unidade e acompanharam a equipe para mostrar todos os departamentos da Utre.
Segundo a diretora, o principal objetivo da Utre é o tratamento e destinação correta dos resíduos sólidos produzidos no município de Rio Branco. Outro trabalho desenvolvido é a inclusão social, através da Cooperativa de Catadores (Catar), que se faz presente na unidade e contribui com a geração de emprego e renda.
Todo material que entra na Utre, quando identificado como resíduos recicláveis, vai para a cooperativa de catadores (Catar). Lá eles são separados e é dada a destinação adequada, e feita a comercialização com as empresas. Os plásticos são comercializados com a Plasacre, indústria acreana que está inovando o mercado com produtos fabricados a partir da reciclagem do plástico. Os outros resíduos como papelão e vidro são comercializados com outras empresas que os encaminham para fora do estado.
A unidade realiza também o reaproveitamento de resíduos de construção e orgânicos (frutas, verduras e galhadas) que são transformados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Floresta (Safra) em adubo orgânico para ser usado em hortas comunitárias.
“O objetivo macro do trabalho que desenvolvemos na Utre é a conservação ambiental. Se a gente der a destinação adequada para os resíduos, estamos contribuindo com a preservação do meio ambiente”, afirmou Fabiana Campelo.
A Sema, através da Agenda Ambiental da Administração Pública A3P, busca trabalhar em todas as secretarias a coleta seletiva de resíduos e dar a destinação adequada, em parceria com a Utre.
Segundo a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Sema, Fátima Silva, o conhecimento sobre o funcionamento da Utre e a parceria com outras instituições é imprescindível para que a secretaria possa fomentar a coleta seletiva nos órgãos do Estado. “É muito gratificante ver o resultado da dedicação do prefeito de Rio Branco e de sua equipe para resolver o problema da coleta e tratamento do lixo em nossa cidade. Precisamos agora nos organizar para contribuir com esse trabalho diminuído a geração de lixo, fazendo a coleta seletiva e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida na cidade”, disse Fátima Silva.
{xtypo_rounded2}Utilidade Pública
A Prefeitura realiza um trabalho de coleta seletiva com caminhão exclusivo e em rota que passa por diversos bairros da capital, além de pontos específicos.
Informações sobre os bairros atendidos pela coleta seletiva e os respectivos pontos, ligue Semsur (departamento de resíduos sólidos):
SEMSUR: 3225-5513{/xtypo_rounded2}