Maria Francisca, 72 anos, e Maria José, grávida de nove meses, foram as primeiras a chegar ao evento que marcou a abertura nacional da campanha de vacinação contra a Influenza neste sábado, 5, no Acre. “Proteger é cuidar” é o slogan da ação que foi simbolicamente lançada em Rodrigues Alves, na região do vale do Juruá, e que irá imunizar a população de idosos, crianças, indígenas, gestantes e trabalhadores em saúde contra a gripe, grupos elegíveis nos quais se incluem as marias Francisca e José. No Acre, a meta é vacinar 80% do total da população alvo para a vacina, o que corresponde a 89.981 pessoas. Em 2011 a cobertura atingiu 85,4%.
A aposentada Maria Francisca chegou cedo, atendeu ao chamado dos agentes de saúde, mas tinha um medo: que a vacina pudesse complicar um problema de pele que possui ou que pudesse causar reação alérgica. Ela foi recebida e orientada pelo coordenador estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Jorge Cunha, que aproveitou para esclarecer que a vacina é segura, não oferece risco algum à saúde a não ser às pessoas que apresentam alergia a ovo de galinha. “A única restrição é essa e os casos são raros. Todos devem tomar a dose da vacina até o dia 25 de maio nos centros, postos de saúde e locais credenciados”, orienta Cunha.
Leia mais Governador participa do lançamento do Cuidando dos Seus Olhos em Tarauacá Gerente-geral do Hospital do Câncer é empossada com missão de enfrentar novos desafios |
Em Rodrigues Alves, como nos demais municípios do Estado, a vacinação contra a Influenza será realizada pelas prefeituras com apoio e reforço do governo do Estado. Na cidade de pouco mais de 14 mil habitantes, a meta é vacinar 2.204 pessoas do grupo elegível. Para o prefeito Francisco Ernilson, o Burica, este é um desafio que será alcançado com a união de forças de convênios e parcerias. “A saúde no município tem avançado muito graças ao empenho do governador Tião Viana e da secretária Suely Melo. E nós estamos aqui para fazer a nossa parte. Além das ações da área, tem ainda o Ruas do Povo, que faz parte da saúde porque resolve problemas de saneamento e esgoto, grandes causadores de doença”, diz o prefeito.
Além da população urbana, Rodrigues Alves tem como foco os moradores de oito comunidades ribeirinhas do Rio Juruá e Igarapé Paraná e dos ramais da região. A secretária de saúde Suely Melo ressalta que é preciso o envolvimento de todos para que a meta seja atingida. “Ajude. Lembre seu vizinho, seu parente que faz parte desses grupos de que é preciso procurar os postos para receber a vacinação. Uma população mais saudável tem mais qualidade de vida e é isso o que o governo quer”.
O casal Antônio Carlos e Maria José Silva teve um motivo a mais para participar da ação de lançamento da vacinação contra a Influenza. Queria fazer o teste rápido para saber o índice glicêmico. Diabéticos, ele hipertenso, os dois usam a rede de atenção básica e os serviços de alta complexidade oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. “Não teríamos condições de pagar, por exemplo, a minha cirurgia de catarata que fiz de graça pelo programa Cuidando dos Seus Olhos”, conta Antônio, que recebe gratuitamente também toda a medicação para as duas enfermidades.
Em Rodrigues Alves, um grupo de idosos aprende a cuidar da saúde com atividades físicas como caminhadas e hidroterapia. “As pessoas estão ficando mais velhas e é preciso oferecer serviços de saúde que atendam às suas necessidades”, destaca o secretário municipal de Saúde, Marcelo Birimba. Crianças de até dois anos de idade também devem ser vacinadas contra a Influenza. A campanha de mobilização termina no dia 25 de maio.
Todos os municípios estão abastecidos com a vacina contra a Influenza. Três redes de frio em Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul oferecem o suporte necessário para distribuir imunos e insumos em todo o Estado, que tem 277 postos de saúde e 1.166 profissionais envolvidos.