Brasil e Peru assinam acordo para promover comércio

Governadores do Acre, Huánuco, Ancash e Ucayali formalizam compromisso de cooperação comercial

integraao_brasil_peru_11_1000x667.jpg

Presidente da Federacre assina acordos de cooperação comercial (Foto: Odair Leal/Agência Aleac)

integraao_brasil_peru_13_1000x667.jpg

Encontro de autoridades acreanas e peruanas marca mais um avanço na integração econômica da região (Foto: Odair Leal/Agência Aleac)

A integração entre o Brasil, através do Acre, e o Peru, com as regiões de Huánuco, Ancash e Ucayali, caminha a passos firmes. Na noite de terça-feira a Federação das Associações Comerciais do Estado do Acre (Federacre) e a Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Huarez, assinaram um acordo de cooperação para fortalecer as relações comerciais. Um termo que define quais produtos podem ser exportados e importados e qual a melhor forma de proceder esta movimentação.

O acordo foi assinado por todos os governadores dos estados do Acre, Ancash, Huánuco e Ucayali e será válido por dois anos. Entre os compromissos assumidos no acordo estão o fornecimento de todo tipo de informação sobre a oferta e a procura de todos os produtos de interesse dos mercados envolvidos e a promoção de todas as formas de investimento, resultado de parcerias entre o Brasil e o Peru.

A assinatura do acordo faz parte da agenda da comitiva acreana que visita o Peru em busca do fortalecimento da integração comercial, cultural e política entre os dois países. O ponto alto da visitação será o encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Alan García, do Peru, que acontece em Lima, capital peruana, no dia 11.

"Os comerciantes associados terão mais acesso às informações necessárias para a importação e exportação de produtos, desembaraço alfandegário, tarifas de transportes, juros, bancos, créditos, esta é a grande vantagem. Estas regiões do Peru são grandes produtoras agrícolas e podem levar seus produtos ao Acre com preços bem mais competitivos para a população, principalmente da região do Juruá", explicou George Pinheiro, da Federacre.

Participam da comitiva cerca de 130 integrantes, entre políticos, empresários e jornalistas. O vice-governador César Messias acompanha o grupo, ao lado de 22 dos 24 deputados estaduais e os deputados federais Ilderley Cordeiro e Perpétua Almeida. Também integram a comitiva os secretários de Ciência, Desenvolvimento e Tecnologia, César Dotto; de Turismo Esporte e Lazer, Cassiano Marques; os promotores Gisele Mubárac e Edmar Monteiro; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Adair José Longuini; e cinco prefeitos da região do Juruá.

_dl_6812.jpg

Comitiva acreana composta por deputados estaduais e federais, vice-governador César Messias e empresários avança na integração entre o Brasil e o Peru (Foto: Odair Legal/Agência Aleac)

Caminho da integração através de Cruzeiro/Pucalpa

integraao_brasil_peru_2_1000x667.jpg
_dl_6191.jpg

Pavimentação da estrada ligando Brasil ao Peru avança (Foto: Odair Leal/Agência Aleac)

A comitiva acreana foi calorosamente recebida em Huánuco, onde fez escala antes de seguir para Lima, pela Cordilheira dos Andes. O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Edvaldo Magalhães, grande articulador do encontro, destacou que apenas 209 quilômetros separam Cruzeiro do Sul, no Acre, de Pucalpa, no Peru.

"Em 2010, a BR 364 estará concluída, ligando o Vale do Acre ao Vale do Juruá", disse Magalhães.

Edvaldo também ressaltou que esta foi a primeira vez que uma comitiva percorre o caminho da integração, partindo de Cruzeiro do Sul para Pucalpa de avião e seguindo pela estrada. É este caminho que deve ser feito por mercadorias e turistas para o desenvolvimento das regiões. "É inadmissível que os produtos da Zona Franca de Manaus tenham que ir para São Paulo para chegar a Lima, podendo percorrer um caminho muito menor e mais econômico via Acre/Peru. Vamos lutar por isso", afirmou o parlamentar.

O vice-governador César Messias ressaltou que este é o terceiro encontro entre as regiões, sendo um momento importante para que esta integração realmente aconteça. "Estaremos junto com as duas maiores autoridades do Brasil e do Peru. Os empresários acreanos sonham em fazer negócios com o Peru, as agências sonham em fortalecer o turismo. Este é um sonho da nossa região, do povo do Juruá e não é um sonho de hoje, mas de décadas e tenho certeza que vai acontecer o mais rápido possível", disse.

A comitiva acreana foi recepcionada pelos governadores de Ancash, Huánuco e Ucayali. O presidente regional de Huánuco, Jorge Espinosa, desafiou os povos da América Latina a se unirem e concretizar o sonho de Simóm Bolivar. "Agora todo o nosso esforço começa a virar realidade. Temos que unir as potencialidades e continuar trabalhando para integrar as regiões do Peru ao Acre".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter