Binho abre Fórum Empresarial Brasil Peru

Governador  mostra como o Acre vem superando dificuldades e o caminho que percorre para consolidar a integração regional

sav_2662.jpg

Presidente do Peru, Alan Garcia, elogiou as experiências de desenvolvimento com qualidade de vida praticadas no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques e o presidente do Peru, Alan Garcia, abriram nesta terça-feira, 28, o Fórum Empresarial Brasil Peru, evento que reuniu políticos, autoridades do primeiro escalão do Peru e Brasil, e empresários de vários departamentos peruanos e dos Estados brasileiros no Teatro Plácido de Castro. Binho fez um relato da trajetória de mudanças empreendidas no Acre na última década, mostrou os avanços e reafirmou os compromissos do Estado na superação dos desafios para a integração desta parte da Amazônia. "Em 1999, iniciamos um Projeto de Desenvolvimento Sustentável que caminha sob a articulação do Governo do Estado, mas ganha força porque é trabalhado com todos e para todos, conciliando interesses, esforços e a iniciativa do setor produtivo, do movimento social, de instituições não-governamentais e do poder público", disse o governador. Estiveram presentes cinco ministros de Estado do Peru, cerca de duzentos empresários brasileiros e peruanos e autoriades do Acre e outros Estados.  

O bom trabalho do Governo e as grandes mudanças proporcionadas ao Acre foram temas do discurso de Alan Garcia, que pôde conhecer alguns ambientes de Rio Branco durante o trajeto de carro desde o aeroporto até o Teatrão, como o Parque da Maternidade. Garcia sugeriu aos governadores departamentais de seu País presentes que pudessem vivenciar melhor a experiência de desenvolvimento com qualidade de vida praticada na capital acreana.

De seu lado, Binho Marques enfatizou o projeto de sustentabilidade que já contabiliza seus primeiros resultados, melhorando indicadores que antes de 1999 eram os piores do Brasil. E que o mercado pode ganhar com os investimentos que se abrem ante a perspectiva da integração através de eixos viários como a Estrada do Pacífico, que ligará Rio Branco aos portos do Pacífico no Sul do Peru, e BR 364, que liga a capital acreana à fronteira com a região peruana de Pucalpa. "Além das oportunidades reconhecidas, os senhores, empresários brasileiros e peruanos ganham ainda a possibilidade da inovação, participando da economia florestal que estamos desenvolvendo. E se para alguns ela ainda parece incipiente, é bom lembrar do interesse especial dos mais ricos mercados do mundo pelos produtos desenvolvidos na Amazônia com responsabilidade sócio-ambiental", disse o governador.

Marques voltou a elogiar a postura do Peru no enfrentamento e na transposição dos obstáculos ao desenvolvimento regional. "O Peru dá um exemplo ao mundo com a responsabilidade e competência com que vence o desafio de construir uma rodovia que multiplica o desafio de cruzar a Cordilheira dos Andes pelas dificuldades impostas pelo clima da Amazônia. Nós, acreanos conhecemos muito bem o desafio de construir estradas na Amazônia. Por isso, reconhecemos que nada pode atestar mais o compromisso com a integração latino-americana,  que a disposição do Peru para construir sua etapa da Rodovia Interoceânica", afirmou o governador.

Veja o discurso do governador Binho Marques na íntegra.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter