Números foram apontados a partir de estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas
Estudo encomendado pelos ministérios do Turismo e de Meio Ambiente à Fundação Getúlio Vargas revelam que a Amazônia tem demanda potencial de pelo menos três milhões de turistas estrangeiros com intenção de conhecer a biodiversidade e a cultura locais.
"Temos um longo caminho a percorrer. O turismo atua como uma alavanca poderosa para o desenvolvimento de forma sustentável da Amazônia", destacou o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke.
Os resultados do estudo foram apresentados durante a realização da 45ª Reunião do Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários de Turismo (Fornatur), que acontece em Manaus como parte da programação da quarta Feira Internacional da Amazônia (FIAM). Na pauta do encontro estiveram o plano setorial de qualificação do turismo, apresentação do estudo sobre aviação regional, desenvolvimento dos aeroportos na região e a proposta de estratégia para o turismo sustentável da Amazônia.
Dois aspectos foram enfatizados no estudo. Um deles refere-se à oferta turística da região, que identificou claramente a potencialidade extraordinária e também o que precisa ser feito para desenvolver essas potencialidades. O outro aspecto da pesquisa foi a mensuração da demanda para o turismo para Amazônia. O estudo foi realizado no Brasil e em mais 11 países.
Segundo Egon, o estudo é uma experiência que identificou as potencialidades e os maiores desafios para criar o caminho da sustentabilidade estratégia para o turismo, como uma atividade econômica que melhor dialoga com a preservação do meio ambiente.
A proposta estratégica para o turismo sustentável da Amazônia visa contribuir para a promoção do turismo, com objetivos intermediários que têm a proposta de garantir o desenvolvimento econômico e social, valorização cultura e, por fim, a conservação de recursos naturais. Os resultados esperados são o aumento do fluxo de turistas domésticos e internacionais, adoção de práticas para turismo sustentável, melhor distribuição espacial e melhoria da gestão pública.
O encontro entre os dirigentes, secretários de Estado, representantes da Embratur e secretários nacionais do Ministério do Turismo (Mtur) é realizado a cada trinta dias com o objetivo de fomentar as parcerias e definição de ações do governo Federal e dos governos estaduais nas áreas de promoção, qualificação, logística e infra-estrutura do turismo.
O secretário de Políticas Públicas do Mtur, Airton Pereira, destacou a necessidade de o governo federal atuar em parceria com os Estados para fortalecer o turismo local e assim apresentar alternativas ao turista brasileiro. "Precisamos disputar o cliente brasileiro com outros concorrentes", disse o secretário. Ele anunciou ainda que durante a realização da Feira da Abav o Ministério irá lançar o programa de incentivo para agentes de viagens, premiando aqueles que venderem mais destinos brasileiros.
Na reunião, o Mtur lançou o banco de imagens em vídeo dos destinos turísticos brasileiros, projeto iniciado em 2007 com o objetivo de disponibilizar, a custo zero, as imagens dos 65 destinos indutores. "Assim, existe a possibilidade de diversificar o material de divulgação", informou Airton. As imagens já estão disponíveis no site www.turismo.gov.br/bancodevideo.
Para o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, os encontros do Fornatur são importantes na medida em que promovem a sinergia de propósitos, fazendo com que a região se posicione nacional e internacionalmente de forma integrada com resultados efetivos. "Trabalhando o Acre integrado com a Região Norte, nós começamos a acelerar ainda mais o fortalecimento do turismo na região e no Estado", disse Marques.
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