“Abril no Acre Indígena” comemora o Dia do Índio

Palestras, exibição de filmes de cineastas indígenas, seminários, lançamento de livro, rodas de conversa, intervenção e exposição da oficina de etnografite e atividades literárias para crianças compõem a programação do “Abril no Acre Indígena”, evento que comemora o Dia do Índio (19 de abril). As atividades acontecem em vários espaços culturais da capital acreana até o dia 26 deste mês.

Programação reune palestras, filmes, lançamento de livro e rodas de conversa (Val Fernandes)

Programação reúne palestras, filmes, lançamento de livro e rodas de conversa (Val Fernandes)

O projeto é promovido pela Associação dos Produtores e Agroextrativistas Hunikui do Caucho (APAHC) e pelo governo do Estado, através da Assessoria Especial de Assuntos Indígenas, Fundação de Cultura Elias Mansour e Secretaria do Meio Ambiente.

Confira a programação

O “Abril no Acre Indígena” traz ainda debates sobre a política indígena com o lançamento da publicação do “Plano de Gestão da Terra Indígena Igarapé do Caucho” e com o “II Seminário História dos Povos Nativos do Acre no Currículo das Escolas Não-Indígenas – Os Desafios da Efetivação da Lei 11.645 de 2008”. O encontro acontece no Centro de Formação dos Povos da Floresta (CFPF), da CPI-Acre, na quarta-feira,18, a partir das 14 horas.

O seminário será na quinta-feira, 19, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Participam representantes da SEE, Secretaria Municipal de Educação (SEME – Undime), Assessoria de Assuntos Indígenas, Organização dos Professores Indigenas do Acre (OPIAC), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Funai. O encontro é coordenado pelo governo do Estado, Fórum da Igualdade Étnico-Racial e Conselho Estadual de Educação.

Sobre identidade indígena – Rodas de Conversa serão momentos de troca que trazem como tema:  “Identidade Indígena no Acre: Direitos e Diferenças”, com Francisca Arara; Taskhã Yawanawá; Nilson Sabóia Kaxinawá; Eliane Yawanawá; Evanízia Poyanawa (a confirmar) e Puá Katukina. Os encontros acontecerão na Bilbioteca da Floresta e na Ufac.

Terri Aquino lança publicação “Papo de Índio”

Um dos momentos interessantes da programação é o lançamento do livro “Papo de Índio”, do antropólogo Txai Terri Valle de Aquino, no dia 26, sexta-feira, no Casarão. O evento terá exibição de imagens indígenas, acervo da Comissão Pró-Índio do Acre e música.

O livro é uma reunião de colunas semanais, de autoria do antropólogo, publicadas nos jornais A Gazeta e Página 20, de 1987 até 2011. As colunas serviram como espaço de diálogos sobre direitos indígenas e dos povos da floresta, nos quais personagens e discursos poucos presentes nos jornais de circulação diária marcaram presença.

São textos de autoria e longas entrevistas com índios e seringueiros. Além disso, o Papo de Índio serviu para que diferentes atores dos nascentes movimentos indígenas e de seringueiros acreanos divulgassem suas reivindicações e propostas, que resultaram na regularização de várias terras indígenas e na criação das primeiras reservas extrativistas na Amazônia e no país.

O lançamento do livro é uma realização da Comissão Pró-Índio do Acre, Assessoria de Assuntos Indígenas e Fundação de Cultura Elias Mansour. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter