9º Concurso de Bandas e Fanfarras começa com bandas juvenis

Neste sábado se apresentam na Arena da Floresta 15 corporações

bandasefanfarras.jpg

Sete escolas já se apresentaram até o início da noite deste sábado (Foto: Ernani Baracho/Assessoria SEE)

As bandas de Percussão Infantil e Infanto-Juvenil são as primeiras a entrar no circuito da Arena da Floresta. Nos dois dias de evento, 15 corporações se apresentam durante o 9º Concurso de Bandas e Fanfarras, promovido pela Associação de Bandas e Fanfarras do Acre (Asbanfacre) e Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Ainda neste sábado se apresentam bandas de Percussão Juvenil e Sênior dos municípios de Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil e Plácido de Castro.  

Neste domingo entram na disputa por troféus e prêmios em dinheiro para as três melhores equipes na categoria geral, bandas de Percussão, fanfarra com uma Válvula Infanto-Juvenil, Juvenil e bandas Marcial e Musical. Cada escola tem 20 minutos para se apresentar. Ultrapassar o tempo regulamentar significa perda de pontos.

A banda da Escola Maria Chalub Leite da Estação Experimental foi a primeira a se apresentar. Composta de apenas 25 integrantes existe há cinco anos. “Foi uma forma de motivar os melhores alunos, os que tinham boa nota e de manter na escola aqueles que estavam se evadindo”, explica o diretor Luiz Altino. A Escola Maria Chalub Leite atende a 600 alunos nos turnos da manhã e tarde com Ensino Fundamental e à noite com Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o presidente da Asbanfacre, Manoel Távora, o evento está saindo dentro do programado  com apenas uma equipe desistente, a da Escola Raimundo Hermínio de Melo, por problemas de última hora com os uniformes. O Concurso de Bandas e Fanfarras é realizado em parceria entre o Governo do Estado e Asbanfacre, mas a responsabilidade pela organização do evento é alternada. Este ano, a associação assumiu a coordenação do concurso ficando a Secretaria de Educação com suporte e apoio logístico. Em 2008, a SEE repassou aos Conselhos Escolares em torno de R$ 350 mil para a realização do evento. Este ano, o valor chega a R$ 460 mil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter