Foi com um banho de leite que o pecuarista Antônio Vieira consagrou-se como o vencedor do primeiro e do segundo lugar do 5º Torneio leiteiro promovido pela Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap). As vacas Mexirica e Fartura produziram nos últimos cinco dias 34 litros e 33 litros de leite por dia respectivamente. Vieira levou como prêmio dois troféus e dois cheques, um no valor de R$ 1.000 e outro de R$ 1.500.
“Fiquei muito satisfeito com o sustado do concurso e com a melhoria que aconteceu nas instalações para os pecuaristas que vieram expor seus animais aqui na Expoacre. O trabalho do Governo aqui, este ano, foi nota dez e vendo esse cuidado que estão tendo conosco eu fico muito feliz e entusiasmado para participar do torneio leiteiro ano que vem”, declarou o vencedor da competição.
O pecuarista André Amancio conquistou o terceiro lugar do torneio com a produção registrada pela vaca Negona. A vaca produziu trinta litros de leite por dia, desde a terça-feira, 24, data em que começou o torneio.
O secretário Lourival Marques, da Seap, frisa que o torneio mostra a qualidade do rebanho acreano e a competência dos pecuaristas que têm trabalhado arduamente neste setor.
“O governo do Estado tem dado assistência, apoiado a pecuária com créditos e na recuperação de ramais e também com a mecanização agrícola para a pastagem”, pontuou Marques.
As vacas que participaram do torneio leiteiro produziram, juntas, cerca de 540 litros de leite. Com o leite produzido nos últimos dias foi feito um queijo de pouco mais de 50 quilos. O produto foi degustado e aprovado pelo governador Tião Viana e pelos participantes da premiação.
Galeria de imagens