Viver Ciência Itinerante

“Viver Ciência Itinerante” chega ao município de Tarauacá

“Viver Ciência Itinerante” chegou ao município de Tarauacá, nesta quinta, 4, na escola Djalma Batista, com atividades que se estenderam até esta sexta-feira, 5. A mostra reúne escolas da rede estadual, municipal e comunidade. De acordo com a chefe do departamento de Inovação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Raquele Nasserala, a estimativa é de que cerca de 12 mil pessoas passem pelo evento.

Estudante apresenta projeto de robótica Foto: Tamara Smoly

“O diferencial de Tarauacá é que aqui a comunidade é muito participativa. Desse jeito o município só tem a ganhar porque temos experimentos científicos, mostras culturais, acesso aos conteúdos escolares e à tecnologia de uma maneira divertida”, explica Nasserala.

Ao todo, 22 escolas expõem seus trabalhos, sendo 8 delas estaduais, 8 municipais, 3 indígenas e 3 rurais. Para a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, a ação beneficia o município.

Ao todo, 22 escolas expõem seus trabalhos Foto: Tamara Smoly

“Esse projeto é de grande importância porque envolve todas as escolas. Ele trabalha, de forma geral, a educação, saúde e promoção social. Um projeto que a cada ano está maior e com certeza traz benefícios aqui para o município e para todos os lugares por onde ele passa”, pondera a prefeita.

A coordenadora do núcleo de Tarauacá, Deise Catão, avalia que, a cada ano, a ação tem contribuído mais para o aprendizado dos estudantes.

“O aprendizado é muito mais significativo quando se trabalha com atividades concretas, lúdicas. Esse aprendizado eles vão levar para o resto da vida deles. A cada edição, as escolas se superam com os seus trabalhos, com as atividades de experimentos, com as apresentações culturais, com o resultado positivo na aprendizagem do aluno”.