Vítimas das cheias em Cruzeiro do Sul recebem visita da Saúde

Abrigos e residências de vítimas das cheias em Cruzeiro do Sul receberam, neste domingo, 6, visita do governo, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). A titular da pasta, Paula Mariano, esteve in loco conversando com ribeirinhos e levando suporte no momento de dificuldade.

Estado presente quando os acreanos mais precisam. Foto: Marcos Vicentti/Secom

No bairro Miritizal II, um dos primeiros a ser tomado pelas águas com o transbordo do Rio Juruá, a idosa Maria Luiza Bezerra, 76 anos, relata que todos os anos convive com os transtornos e o sofrimento oriundos das enchentes. Para a aposentada, o mantimento do governo vai ajudar a saciar a fome dela e de mais três pessoas que formam sua família. “Fiquei satisfeita, pois têm dias que faltam condições para comprar comida, remédio ou outra coisa. Somos aposentados e nosso dinheirinho só sai no fim do mês. A gente agradece demais”, externou.

Moradores externaram gratidão pelo suporte. Foto: Diego Silva/Secom

Eliane Amorim é outra moradora do Miritizal II. Abrigada com a família na Escola Craveiro Costa, ela destaca a qualidade dos serviços médicos oferecidos pelo Estado e prefeitura. “Somos acompanhados por médicos, realizamos testes rápidos para covid-19, consultas e tomamos vacinas. A Saúde está de parabéns. É um trabalho muito bem articulado”, opinou.

Saúde também faz importante intervenção, distribuindo produtos para ribeirinhos tratarem a água. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Após excederem a cota de transbordo de 13 metros, as águas do rio invadiram lares de mais de 28 mil cruzeirenses. De acordo com o Corpo de Bombeiros, até o momento são 1.010 famílias desalojadas, 124 desabrigadas, quatro vivendo em aluguel social e 4.552 pessoas removidas. Ao todo, são 488 pessoas abrigadas em escolas estaduais e municipais, 11 bairros atingidos e 14 comunidades rurais afetadas.

Paula Mariano falou da satisfação em realizar ação humanitária num momento tão delicado.

Gestora foi sensível à causa das vítimas e garantiu a presença do Estado no suporte aos atingidos pelas inundações. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“A prioridade do nosso governo é salvar vidas. Por isso, estamos visitando as pessoas, trazendo alento e carinho para as famílias. Fazer o outro sorrir no momento de dor é uma felicidade de valor imensurável. Vamos continuar firmes e prontos para levar socorro quando a população precisar”, ratificou a secretária.

A cestas básicas distribuídas pela Sesacre são da Campanha Juruá Solidário, que tem total apoio do governo do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter