Visita de Evo Morales simboliza uma nova relação entre Acre e Bolívia

Presidente Evo Morales ficou impressionado ao conhecer o Complexo de Piscicultura (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Presidente Evo Morales ficou entusiasmado ao conhecer o Complexo de Piscicultura (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Vim ao Acre porque queria conhecer essa indústria de pescado formada por cooperativistas e piscicultores. A Bolívia e o Brasil já trabalham diversos projetos conjuntos, e assim vamos seguir adiante.” Essas foram as palavras do presidente da Bolívia, Evo Morales, em sua visita ao Acre nesta sexta-feira, 8, durante o terceiro encontro de piscicultores do Acre, realizado na última quinta-feira, no Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S.A., simbolizando um novo momento na relação histórica entre Acre e Bolívia.

Evo aceitou o convite para conhecer de perto o maior complexo de piscicultura do Brasil junto do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, justamente num momento em que tanto a história da Bolívia quanto a do Acre estão sendo reescritas. Com um passado marcado pela guerra entre o país vizinho e o Estado que lutou para ser brasileiro, Evo agora vem ao Acre com novos planos: aprender o que vem sendo feito aqui na área de piscicultura e fortalecer uma parceria internacional que vem crescendo nos últimos dez anos.

Durante o encontro, o governador Tião Viana contou que o Acre produz até 23 mil toneladas de peixe por ano, mas agora, com o complexo funcionando com todo seu potencial à disposição, a meta é chegar a 100 mil e alcançar até mesmo o mercado internacional. “Com o aumento da produção, o Acre poderá gerar uma receita de mais de R$ 1 bilhão por ano”, frisou o governador.

Criar essa nova relação com a Bolívia é essencial para o projeto de desenvolvimento econômico e social na região entre os dois países. Com uma população de 11,04 milhões de pessoas, a Bolívia apresentou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 6% em 2014, totalizando mais de US$ 29 bilhões.

Reflexos

Novas relações entre Acre e Bolívia superam divergências históricas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Novas relações entre Acre e Bolívia superam divergências históricas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A repercussão da vinda do presidente também foi bastante positiva no país vizinho. O jornal La Razon publicou que Evo Morales ficou muito impressionado com o complexo de piscicultura do Acre: “Eu vim para ver esta indústria de peixe feita para uma cooperativa de pescadores (…). Tinha informações complexas da indústria peixes no Acre, eu realmente queria conhecer”, disse Morales. Ele disse ainda que está “muito impressionado” com o complexo, por isso parabenizou o Brasil pela indústria que reflete que “a América Latina pode ser uma região produtora e consumidora, mas especialmente para os produtos agrícolas”.

Para alguns analistas políticos “Evo é o Lula da Bolívia”, tendo em vista que a política pública praticada na gestão de Morales está mudando a realidade de milhares de bolivianos que antes enfrentavam a miséria e desesperança.

Amigo do Acre e um dos responsáveis pelo novo momento que o Estado vive dentro de seu desenvolvimento econômico, o ex-presidente Lula também se mostrou convencido de que o investimento na piscicultura fará uma revolução na região. “O Acre é o primeiro Estado brasileiro a inaugurar a maior indústria de pescado da América Latina. O governador Tião Viana está de parabéns, pois vem transformando sonhos em realidade, saindo da teoria para a prática”, ressaltou o ex-presidente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter