Violência doméstica é tema do programa Aldeia Mais

O programa Aldeia Mais desta quarta-feira, 19, recebe a coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Joelda Pais, e a delegada de Polícia Civil Juliana de Angelis, para um bate-papo informativo sobre violência doméstica.

Aldeia Mais desta quarta-feira, 19, debate violência doméstica (Foto: Assessoria SEPMulheres)
Aldeia Mais desta quarta-feira, 19, debate violência doméstica (Foto: Assessoria SEPMulheres)

Apresentado pela jornalista Alamara Barros, o programa aborda temas relacionados às políticas públicas para as mulheres do Acre e os serviços oferecidos nas delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O Aldeia Mais vai ao ar todas as terças, quartas e quintas-feiras, às 17 horas, na TV Aldeia, canal 2, e canal 13 da NET.

Joelda Pais destacou as principais frentes de atuação da SEPMulheres. “Trabalhamos tanto com a prevenção, por meio das campanhas educativas, quanto por meio da repressão e acolhimento da vítima, por meio da integração e fortalecimento das redes especializadas de Atendimento à Mulher”.

Para a delegada da Deam de Rio Branco, Juliana de Angelis, a Lei Maria da Penha tornou a punição ao agressor mais rígida. “Em toda ocorrência registrada na Deam, instaura-se um inquérito policial, que é um procedimento mais complexo, e a partir daí são solicitadas as medidas protetivas pela Vara da Violência Doméstica”, explicou.

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério Público do Acre, o que leva as mulheres a permanecer em relações conjugais onde há violência é a dependência emocional. “A grande maioria das mulheres que usufruem os serviços da Deam são provedoras do lar. Isso nos indica que o cerne da questão está longe de ser a dependência econômica, mas emocional”, ressaltou Pais.

A Deam de Rio Branco funciona 24 horas todos os dias da semana e fica localizada na Avenida Chico Mendes, 803, bairro Triângulo, no Segundo Distrito.