corrida de rua

Vida saudável é foco de projeto voltado a servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre

O sol ainda nem se apresentou ao serviço diário quando Camila Rocha se arruma para cuidar da saúde e praticar atividade física. É no cantar do galo e quando muitos ainda estão dormindo que o grupo de servidores do qual ela faz parte se reúne para fazer corrida de rua.

É que Camila participa do Endorfinasp, um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp) do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC). O objetivo é proporcionar bem-estar e saúde por meio da prática de atividade física.

Camila Rocha diz se sentir mais motivada para trabalhar após a corrida matinal. Foto: Arquivo Pessoal

“No início foi bem difícil. Confesso que essa ideia de ter que acordar 5h da manhã e já estar correndo é um pouco complicada, pois a cama nos chama. Mas, ao passar dos dias, conforme você vai treinando, vai vendo que isso é a melhor coisa que se pode fazer. Levantar, vencer o sono, vencer o cansaço e praticar a atividade física. Para mim isso é essencial e eu não vivo mais sem”, relata Camila.

Corrida de rua é uma das atividades desenvolvidas em prol da saúde dos servidores penitenciários. Foto: Arquivo Pessoal

Psicóloga e coordenadora do Nasp, Adriana Maia explica que a corrida de rua faz parte dos projetos voltados aos servidores do Iapen e visa contribuir com a melhoria da saúde física do servidor penitenciário. “Entendemos que o indivíduo não é dividido, ele é um ser integral onde mente e corpo fazem parte de um mesmo sistema, portanto precisamos estar atentos à saúde física e mental”, afirma.

Servidores do Iapen acordam cedo para praticar a atividade física. Foto: Elenilson Oliveira

O projeto se desenvolve em dois espaços diferentes de Rio Branco, sempre às 5h. Na praça do Tropical às segundas, quartas e sextas-feiras, e no Lago do Amor às terças, quintas e sábados.

Sobre a endorfina

A endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro, na glândula hipófise. Ela tem potente ação analgésica e, ao ser liberada, estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. A liberação dessa substância acontece durante e depois de uma atividade física.

Servidores aproveitam para ter ter um momento descontraído e de confraternização. Foto: Arquivo Pessoal

Sob a orientação do policial penal e profissional de educação física Mailson Leal, cada servidor ao seu próprio ritmo corre, confraterniza-se com os demais e produz endorfina, o hormônio do bem-estar.

“Esse projeto colabora com a saúde e a qualidade de vida do servidor penitenciário que exerce uma das atividades mais estressantes do mundo. A corrida de rua vem em uma crescente no Brasil inteiro e nós conseguimos aliar esse crescimento com o projeto para que o servidor tenha uma opção de prática dentro da instituição para melhorar os níveis de estresse”, explica o profissional.