Vice-governadora conhece plantações de café em pesquisa na Embrapa

A vice-governadora destacou a importância da união de instituições para fomentar a produção de café no Acre (Foto: Val Fernandes/Secom)
Vice-governadora destacou a importância da união de instituições para fomentar a produção de café no Acre (Foto: Val Fernandes/Secom)

A vice-governadora do Estado Nazareth Araújo conheceu as plantações de café que estão em fase de pesquisa na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Rio Branco, na manhã desta sexta-feira, 10.

A visita da vice-governadora fez parte do Dia de Campo dedicado a abordar a cultura do café no Acre, com pesquisadores, estudantes e agricultores, entre outros profissionais.

Nas plantações, os visitantes puderam conhecer o cultivo do café por semente e clonal, controle de doenças e pragas, diferencial da lavoura com e sem irrigação, colheita, secagem de grãos e dados econômicos do produto no Acre. Pesquisadores da Embrapa indicam, por exemplo, três tipos de café para cultivo no estado: coffea arabica, coffea canephora e conilon.

Diferentes espécies de café são testadas em busca do aumento da produção (Foto: Val Fernandes/Secom)
Diferentes espécies de café são testadas em busca do aumento da produção (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Estamos testando nossas espécies em diferentes regiões do estado para verificar como se comportam, além de orientar sobre controle de pragas e doenças, e irrigação. Isso tudo para que possamos recomendar aos produtores os melhores materiais de café indicados para as melhores regiões de plantio”, explicou o chefe de pesquisa da Embrapa, Jacson Negreiros.

Leia também: Dia de campo debate tecnologias para cultura do café

“Nossas pesquisas visam indicar os melhores cafés para as melhores regiões de plantio do estado”, explicou o chefe de pesquisa da Embrapa Acre, Jacson Negreiros (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Nossas pesquisas visam indicar os melhores cafés para as melhores regiões de plantio do estado”, explicou o chefe de pesquisa da Embrapa Acre, Jacson Negreiros (Foto: Val Fernandes/Secom)

Atualmente, os agricultores do Acre conseguem produzir, em média, 15 sacas de café por hectare. Uma parceria que envolve pesquisa, orientação, fomento, distribuição gratuita de mudas e controle de resultados busca aumentar a produtividade para 100 sacas por hectare.

Esse trabalho é executado pelas secretarias de Estado de Agropecuária (Seap) e de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), e Embrapas do Acre e Rondônia.

“Essa grande parceria resulta no aumento da produção e no crescimento da economia do café, além de manter uma cultura ambientalmente sustentável, ao fazer áreas já degradadas renderem mais sacas do produto”, destacou a vice-governadora Nazareth Araújo.

A produção de café estimada para a safra deste ano no estado é de 28 mil sacas, o que corresponde a 1,4 mil toneladas de café. Com plantações concentradas em Acrelândia e Plácido de Castro, o café ocupa 2,1 mil hectares de plantio.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest