Vice-governador pede apoio do Mapa para que exportação de milho ao Peru não seja prejudicada

O vice-governador do Acre, Major Rocha, em audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, no início da noite desta segunda-feira, 9, pediu uma solução por parte do ministério para o controle na exportação de milho para o Peru, na fronteira em Assis Brasil.

Segundo Rocha, o Estado está tendo um enorme prejuízo pela falta de pessoal para o controle fitossanitário (engenheiro agrônomo) das carretas que precisam atravessar para o país vizinho.

Vice-governador do Acre, ministra Tereza Cristina e deputada Mara Rocha discutiram pauta de interesse do Acre Foto: Assessoria Mapa

Rocha explicou que, para o controle do produto, apenas um engenheiro agrônomo cobre a fronteira somente um dia na semana para liberar os caminhões carregados. “Caso o agrônomo adoeça ou falte naquele dia específico para a liberação, os caminhões ficam retidos por oito dias, até o próximo plantão do servidor”.

A ministra Tereza Cristina disse que vai avaliar com mais profundidade o problema, porém, o difícil é alocar pessoal para aquela região. Segundo ela, a solução mais viável para uma situação emergencial seria o Estado solicitar o envio de um servidor do ministério, pagando suas diárias.

O vice-governador lembrou à ministra que o Acre precisa de um olhar diferenciado do governo federal já que, por causa de sua localização distante do centro do poder, tem que buscar parcerias com seus vizinhos (Peru e Bolívia) para almejar o fortalecimento na economia e um futuro mais promissor para a população que está acreditando em dias melhores.

Major Rocha finalizou mostrando à ministra que o Estado exportou este ano para o Peru, 5 mil toneladas de milho, e que poderia ter exportado até 20 mil toneladas que foram solicitadas. “O prejuízo todo se deu pela falta de um único profissional para liberar as cargas que estavam somente aguardando a passagem para o Peru” disse Rocha.

A reunião com a ministra foi solicitada pelo senador Márcio Bittar e teve a participação da deputada federal Mara Rocha; do Secretário de Agricultura, Edivan de Azevedo; do superintendente do Incra no Acre, Sérgio Bayum; presidente da Emater/Acre, Tião Bocalom e do deputado estadual Luiz Gonzaga.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter