Em Brasília

Vice-governador do Acre participa de reunião com embaixador da China

Major Rocha estava acompanhado da deputada federal, Mara Rocha. 

O embaixador da China, Yang Wanming, recebeu nesta quarta-feira, 27, a deputada federal, Mara Rocha, e o vice-governador do Estado do Acre, Major Rocha. Além do embaixador, participou do encontro o ministro-conselheiro, Song Yang.

O encontro foi uma continuação da reunião ocorrida em fevereiro entre a deputada Mara Rocha e o embaixador chinês. A busca de investimentos chineses para o Acre foi a pauta da reunião.

O vice-governador, Major Rocha, reforçou o convite para que uma comitiva chinesa visite o Acre e conheça as potencialidades do Estado. “Temos carne, madeira, produção agrícola, potencial para turismo de experiência e, principalmente, somos o estado brasileiro mais próximo do pacífico”, afirmou.

Mara Rocha reforçou o convite feito em fevereiro e se mostrou animada com o resultado da reunião. “Já havia marcado essa reunião e a presença do vice-governador foi extremamente positiva para demonstrar que o Acre está arrumando a casa para receber investimentos externos”.

O embaixador agradeceu a visita e disse que a cooperação com os governos locais é um componente importante de desenvolvimento. De posse de estudos, produzidos pela sessão comercial da embaixada, Yang Wanming, enfatizou que o Acre tem facilidade geográfica para investimentos sendo “um eixo importante de ligação com o Peru, Bolívia e Pacífico”.

“Se o estado tiver algum projeto apresentaremos ao governo chinês e às nossas empresas estatais e privadas. O Acre tem que fazer projeto de viabilidade econômica para a apresentação. O recurso não é problema, com bons projetos daremos um jeito para o financiamento”, enfatizou o embaixador.

Rocha saiu da reunião com a missão de acelerar a aproximação com o empresariado chinês. “O embaixador convidou o Acre para participar da feira de importação da China e também para trabalharmos juntos com a Embaixada para promover uma semana cultural da China no Acre”.

O vice-governador Major Rocha, reforçou o convite para que uma comitiva chinesa visite o Acre e conheça as potencialidades do Estado. (Fotos: Cedidas)

“Volto ao Acre com grandes expectativas de que a deputada Mara Rocha conseguiu nos abrir uma importante porta para financiamentos no Estado. Vamos trabalhar com as secretarias, para dar forma a todas as propostas tratadas na reunião”, afirmou o vice-governador.

A deputada Mara Rocha, por sua vez, agradeceu a receptividade do embaixador e do ministro-conselheiro. “É gratificante poder ajudar nosso governador, nosso Acre, a desenvolver parcerias comerciais que ajudem a promover nosso desenvolvimento econômico. Acredito que o governo do Acre desenvolverá ações concretas para a execução dessa parceria. Da minha parte continuarei buscando órgãos nacionais e internacionais, aqui em Brasília, em busca de novas possibilidades de investimentos para o Estado”, finalizou a parlamentar.