Vice-governador defende Fundo Amazônia em encontro de governadores com embaixadores europeus

O vice-governador, Major Rocha, participou, nesta sexta-feira, 13,  em Brasília, de reunião dos governadores da Amazônia Legal com os embaixadores da Noruega, Nils Martin Gunneng; da Alemanha, Georg Witschel; e do Reino Unido, Vijay Rangarajan. Participaram governadores ou vice-governadores dos nove estados da Região.

O objetivo dos governantes no encontro foi reiterar o compromisso com a preservação da Amazônia e reforçar o apoio à continuidade do Fundo Amazônia, com mais recursos, desburocratização e agilidade nesses investimentos, além da participação direta dos estados da região no processo.

Objetivo dos governantes no encontro foi reiterar o compromisso com a preservação da Amazônia Foto: Diego Peres/Cedida

Rocha disse que 86% do território acreano está preservado, relatou o esforço do governo acreano para preservar a floresta, que “a meta é desmatamento zero” e está desenvolvendo diversas ações neste sentido.

Ressaltou, porém, que as ações são desenvolvidas com dificuldades, especialmente em virtude dos problemas que a atual gestão encontrou ao assumir o Estado e diante das diversas outras prioridades para a população abrangendo áreas como infraestrutura, saneamento, saúde e segurança.

Major Rocha defendeu a importância da preservação, mas destacou que isso passa, também, pelo oferecimento de condições para que as populações da floresta possam se desenvolver. “Acredito que para que possamos conter o desmatamento, temos que fazer com que o morador da floresta tenha um ativo que possa melhorar sua condição de vida”.

Major Rocha defendeu a importância da preservação, mas destacou que isso passa, também, pelo oferecimento de condições para que as populações da floresta possam se desenvolver Foto: Diego Peres/Cedida

Ele afirmou que o Fundo Amazônia é importante nesse processo, mas que esses recursos precisam “chegar com mais agilidade para a comunidade da região e através de quem conhece a realidade local, que são os governadores”.

No encontro, os embaixadores dos três países presentes abriram a possibilidade de, além de tratar com o governo federal, também abrir diálogo com os governadores da região. A ideia é de que isso ocorra por meio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia legal.

Ficou acertado um novo encontro, em outubro, para tratar da questão.