VI Semana Estadual Sobre Drogas será realizada de 25 a 29 de junho

Nazareth Araújo fala da importância do combate diário ao abuso de drogas (Foto: Val Fernandes/Secom)

Representantes de várias instituições governamentais e não governamentais se reuniram na manhã desta quarta-feira, 16, para traçar estratégias da VI Semana Estadual Sobre Drogas, a ser realizada em todo o estado de 25 a 29 de junho.

A reunião foi no auditório do Centro de Referência para Inovação em Educação (Crie). A semana vai ao encontro das ações alusivas a 26 de junho – Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas, definido em Assembleia Geral da ONU. Anualmente a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes, dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas.

A vice-governadora Nazareth Araújo esteve presente e alertou para a importância de, durante todo o ano, serem desenvolvidas ações dessa natureza, que, por sua vez, estão dentro dos objetivos do desenvolvimento do milênio à formação de pessoas que combatam o uso problemático de drogas.

Segundo ela, o governo do Estado se mostra sensível a todas as famílias que convivem com esse grande problema. “A iniciativa é um chamado para que governo e sociedade civil caminhem juntos num debate tão importante. O uso de drogas é um mal social em todo mundo”, disse.

Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.

“A Semana Estadual Contra Drogas e o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Drogas são extremamente importantes para a conscientização dos perigos das drogas, principalmente para os jovens, que são expostos a todas essas substâncias ilícitas”,  frisou a vice-governadora.

O delegado da Polícia Federal do Acre Evandro Escobar revelou que a PF trabalha diariamente com a repressão ao tráfico e ao uso de drogas. “Para a Semana Estadual Sobre Drogas, está agendada a incineração de aproximadamente uma tonelada de drogas em Rio Branco”, anunciou.

“Uma extensa programação está sendo construída de forma intersetorial, incluindo caminhadas nas regionais de Rio Branco e em todas as cidades do Acre, com objetivo de alertar a população para a importância de enfrentamento ao abuso de drogas”, comentou a chefe da Divisão do Eixo Temático Drogadição e População de Rua do gabinete da Vice-Governadoria, Susie Lamas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter