Vale do Juruá recebe revitalização do Programa Asas da Florestania

Coordenadores realizaram formação de educadores (Foto: Cedida)
Coordenadores realizaram formação de educadores (Foto: Cedida)

Coordenadores e técnicos da equipe de ensino da Secretaria de Estado de Educação (SEE) estão no Vale do Juruá realizando formação para professores do Asas da Florestania em Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

Na segunda-feira, 3, durante o dia todo, a equipe esteve em Rodrigues Alves, que atualmente é a maior rede do Estado, com 96 turmas.

Segundo o professor Osleno Freitas, coordenador Estadual do Asas da Florestania, hoje o principal desafio e meta do governo do Estado é proporcionar uma educação de qualidade.

“Queremos que os nossos profissionais incorporem o Asas dentro da sua metodologia porque as escolas que trabalhamos são de difícil acesso e, por ser de difícil acesso, também é difícil realizar uma formação”, afirmou Freitas.

A professora Alda Diógenes, coordenadora de ensino rural, destacou: “Melhorar a qualidade de ensino em todo o Estado independente de programa ou modalidade. O Asas trouxe para os municípios resultados muito positivos, tanto por parte do trabalho realizado quanto pelo desempenho dos alunos”.

Depois de muitos anos de docência, Clodoaldo Gomes passou a trabalhar no programa e avaliou de forma positiva a metodologia utilizada. “Eu gostaria de ter tido a oportunidade de estudar no Asas, é um programa muito bom, que encurta a distância entre o conhecimento e os alunos que residem nas comunidades de difícil acesso.”

Criado em 2005, o programa Asas da Florestania atende atualmente os alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio das escolas rurais das comunidades mais longínquas. Em cada cidade estão disponíveis supervisores que realizam a formação continuada e encontros pedagógicos que servem como suporte.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter