Vacinação é o meio mais eficaz de prevenir doenças transmissíveis

No Brasil, a vacinação foi responsável pela erradicação da varíola e da poliomielite (Foto: Arquivo/Sesacre)
No Brasil, a vacinação foi responsável pela erradicação da varíola e da poliomielite (Foto: Arquivo/Sesacre)

A vacina protege o corpo humano contra vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves. A vacinação protege os que são vacinados, mas a população como um todo. Quanto mais pessoas forem imunizadas, menor é a chance de ocorrer uma epidemia por algum tipo de vírus, por exemplo.

No Brasil, o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS), tem 40 anos de existência e se destaca por ser um dos melhores programas de imunização do mundo, atuando na prevenção e na erradicação de doenças, além de disponibilizar diversas vacinas à população. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, gratuitamente, 42 tipos de imunobiológicos utilizados na prevenção e/ou tratamento de doenças, incluindo 25 vacinas.

Em 17 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Vacinação. A data busca alertar a população sobre a importância de receber a vacina para uma melhor qualidade de vida. Depois do saneamento básico, a vacina é a forma mais eficaz para a prevenção de doenças transmissíveis.

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a vacina evita de duas a três milhões de mortes por ano no mundo. No Brasil, o método possibilitou a erradicação da varíola, o controle do sarampo e da rubéola, e o fim da transmissão da poliomielite no território nacional.

Para a gerente da Coordenação Estadual de Imunização e Rede de Frio, Dora Holanda, manter atualizada a caderneta de vacinação é muito importante para o controle vacinal. “A caderneta vacinal é requisitada durante toda nossa vida, inclusive na fase adulta. Por isso, é importante que os pais seguiam corretamente as indicações de imunização”, destaca.

Ainda de acordo com a gerente, a correta vacinação, desde a infância, é essencial para a efetiva imunização contra as doenças imunopreveníveis, como tétano, difteria, febre amarela e hepatite B, por exemplo.

Vacinação no Acre

O SUS oferece 42 tipos de imunobiológicos para prevenção e tratamento de doenças (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
O SUS oferece 42 tipos de imunobiológicos para prevenção e tratamento de doenças (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Em 2014, o governo Federal repassou ao Estado do Acre mais de um milhão de doses de vacinas, para imunizar contra diferentes tipos de doenças e vírus. Os investimentos superaram os R$ 3 milhões. Em 2015, até outubro, já foram enviadas para o estado mais de 800 mil doses, com cerca de R$ 5 milhões de investimento.

Dora Holanda finaliza ao comentar que os avanços não param, e que novas e melhores vacinas são desenvolvidas a cada ano para garantir melhor qualidade de vida para a população.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter