UTI neonatal acolhe pacientes com até 28 dias de vida

uti_maternidade_barbara_heliodoro_19_12_2014 (3)
Na maternidade, há diversas especialidades médicas para tratar de crianças prematuras (Foto: Angela Peres/Secom)

 

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, desenvolve um trabalho especializado com bebês prematuros e com necessidade de cuidados especiais. As crianças são assistidas por profissionais até os 28 dias de vida. Atualmente 20 vagas são disponibilizadas, divididas em UTI e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Segundo a pediatra Alexsandra Bragança Magalhães, o público-alvo desse tipo de assistência médica são os recém-nascidos que não completaram 37 semanas gestacionais e com média de peso de 700 gramas a 1,3 quilo.

“O nosso trabalho se dá por dois lados: quando o bebê é apenas prematuro e precisa de cuidados até se desenvolver sem sequelas, e quando as crianças desenvolvem complicações, como patologias de má formação, cavidades expostas e cardiopatia”, explica Alexsandra.

Os bebês ficam na UTI Neonatal até os 28 dias de vida (Foto: Angela Peres/Secom)
Os bebês ficam na UTI Neonatal até os 28 dias de vida (Foto: Angela Peres/Secom)

A pediatra frisou ainda que há um número bastante expressivo de recém-nascidos prematuros que necessitam de procedimentos especiais. Um dos apontamentos é a quantidade de jovens que estão tendo filhos cada vez mais cedo.

“Existe uma ligação muito forte entre essas duas questões: a idade para ter filhos e o nascimento precoce. Antecipar a idade ideal representa maiores possibilidades de filhos prematuros, e geralmente essas mães têm um histórico de vida bastante traumático”, completa a pediatra.

Existe uma equipe multiprofissional por trás de todos os serviços. Médicos de várias especialidades estão a postos para lidar com as intercorrências, como os cirurgiões-pediatras e neuropediatras.

No Acre, além desse serviço disponibilizado em Rio Branco, existe a Maternidade de Cruzeiro do Sul, que também dispõe de profissionais com formação técnica em UTI neonatal e obstetrícia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter