Usina Álcool Verde inicia produção comercial

Produção este ano será  de cerca de 5 milhões de litros – mais de 40% do que é consumido no Acre

alcool_verde_foto_sergio_vale_162648686.jpg
alcool_verde_foto_sergio_vale_268248462264.jpg
alcool_verde_foto_sergio_vale_15984426.jpg

Na manhã desta quarta-feira, o governador em exercício, César Messias, acompanhado de deputados estaduais e secretários, visitou a sede da indústria, localizado na rodovia BR-317, no município de Capixaba (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A usina Álcool Verde iniciou nesta quarta-feira, 29, sua produção comercial. A empresa, de propriedade do Grupo Farias e associados, já está produzindo álcool e deve, em poucos anos, atender toda a demanda do Acre e exportar para o restante do país. A usina também se prepara para produzir açúcar e, da mesma forma, atender os mercados local e externo. No ano passado, a empresa funcionou em caráter experimental e produziu cerca de 1,3 milhão de litros de álcool, o que representa cerca de 10% da demanda do Estado.

Este ano, a produção será de cerca de 5 milhões de litros, o que significa mais de 40% do que é consumido no Acre. Já para o ano de 2012, a empresa planeja produzir entre 20 e 25 milhões de litros de álcool, o que garante o abastecimento total do Estado e ainda a exportação para os Estados vizinhos. Na manhã desta quarta-feira, o governador em exercício, César Messias, acompanhado de deputados estaduais e secretários, visitou a sede da indústria, localizado na rodovia BR-317, no município de Capixaba. Ali ele a assistiu a um vídeo sobre o Grupo Farias, que tem sede em Pernambuco e diversas usinas espalhadas pelo Brasil, e conheceu o processo de fabricação do álcool.

“Fiquei muito impressionado com o que vi hoje aqui. Tenho certeza absoluta de que isso se deve ao esforço de muita gente que se dedicou nesse empreendimento. Deve-se ao esforço do governo do Acre e da Assembleia Legislativa, que também entendeu a importância da Álcool Verde para o Acre e apoiou todas as demandas que resultaram nesse momento atual que a empresa vive”, disse César Messias. “A notícia boa é que recebemos a informação de que, em 2013, a empresa já vai produzir mais de 600 mil toneladas de cana. Isso significa que ela terá condições de instalar aqui uma usina de açúcar que tem capacidade de gerar em torno de 500 empregos diretos”, informou César Messias.

A Álcool Verde gera atualmente cerca de 800 empregos diretos e, ao entrar nessa fase de produção comercial, deve ofertar muito mais e já vive a carência de mão-de-obra. “Temos condições de empregar mais umas 120 pessoas imediatamente, mas não estamos encontrando mão-de-obra no Estado para atender nossas necessidades”, revelou Luis Montes, gerente industrial e corporativo do Grupo Farias. Montes esclareceu que a usina tem capacidade para a produção de 170 mil litros de álcool por dia. Nesta quarta-feira, a produção foi de 600 mil litros, mas em três dias a usina já vai trabalhar em sua força plena. O gerente esclareceu ainda que, em pouco tempo, o acreano já vai estar sentindo a redução no preço do álcool combustível (etanol) que é vendido nos postos da cidade.

alcool_verde_foto_sergio_vale_309842246465.jpg

Em 2012, a empresa planeja produzir entre 20 e 25 milhões de litros de álcool, o que garante o abastecimento total do Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Ele esclareceu que isso deve se dar a partir da oferta maior do produto no Estado, o que deve reduzir os custos, tendo em vista que os revendedores terão um gasto bem menor com o frete, fator que contribui para o encarecimento do produto no Acre. O secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Acre, Edvaldo Magalhães, lembrou que há poucos anos a usina era considerada um "cemitério de máquinas" e um ferro-velho. “Todos que passavam aqui em frente não tinham nenhuma esperança de isso virar um negócio no Estado. Hoje é um empreendimento e nós podemos dizer que, em três anos, nós saímos do zero de produção de álcool no Acre para um salto de exportador desse produto. Essa é uma realidade nova para o Estado”, disse Magalhães.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Élson Santiago (PP), disse que o empreendimento Álcool Verde é um negócio muito bom para o Acre. “Essa usina já gera muitos empregos e vai contribuir para o crescimento da encomia do Acre, pois vai promover a redução do preço do álcool no Estado e ser uma indústria exportadora, gerando mais emprego e renda.”


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter