Usina de Arte apresenta Grupo Cia. Teatro Mosaico, com espetáculo Sambalelê

Musical é inspirado na cultura popular brasileira

sambalel_foto_04.jpg

Grupo mato-grossense apresenta musical inspirado nas composições do folclore brasileiro (Foto: Divulgação)

A temporada de espetáculos na Usina de Arte não para e promete movimentar a cidade neste final de semana. Chega à capital acreana o musical Sambalelê, montagem do grupo mato-grossense Cia. Teatro Mosaico, dirigido pelo diretor Sandro Lucose, que passa por Rio Branco em turnê nacional.

Sambalelê é um musical para pessoas de todas as idades que reúne mais de 70 músicas do folclore nacional, executadas ao vivo pelos atores Cleosmar Silveira, Sandro Lucose, Thereza Helena, acompanhados pelo músico Ricardo Porto.

O espetáculo é uma "inquietação" artística do diretor Sandro Lucose. A ideia foi reunir as inúmeras canções, que compõem o repertório do Teatro Mosaico, em um mesmo espetáculo. Manifestações populares e ritmos musicais como samba, maracatu, siriri, mazurca, baião, reisado, congo, pastoril, boi-a-serra, integram o repertório deste belo musical merecedor do Prêmio Myrian Muniz de Teatro da FUNARTE 2007 na fase de montagem e agora excursiona por várias cidades do país com o patrocínio do Banco do Amazônia.

Sambalelê é uma criação que contou com a direção musical de Habel dy Anjos, conhecido por sua habilidade com instrumentos de cordas, como a viola-de-cocho. Habel assina ainda a criação dos arranjos e versões das musicas do espetáculo. Já os adereços de cena foram criados pelo artista plástico Ronei Ferraz que imprimiu o mesmo requinte de suas peças em cerâmica que circulam pelas galerias de Artes do Brasil inteiro.

A criação cênica de Sandro Lucose concebida a partir de músicas do folclore nacional é intercalada com poesias de Casimiro de Abreu, Pedro Bandeira e Chico Xavier.

Sinopse

No espetáculo Sambalelê, três brincantes que podem também ser menestréis; capitães de mastro ou ritimistas de uma escola de samba, multiplicam-se em personagens alegóricos e conduzem o imaginário do espectador à uma viagem musical contagiante.

É um espetáculo para todas as idades e vale de canções de folguedos e de brincadeiras, que fazem parte do folclore brasileiro. Esta encenação tem uma proposta de interação com o público, que recebe na platéia instrumentos de percussão e é convidado a participar da musicalização durante o espetáculo.

Encenação

A encenação leva o espectador a uma praça imaginária. Este espetáculo busca uma linguagem que une a música, teatro e dança, a partir da colagem de jargões, anexins e textos conhecidos nos ditados populares, bem como as antigas brincadeiras infantis que eram embaladas por canções folclóricas como Sambalelê; O cravo brigou com a rosa; Peixe Vivo; Tenho sete namorados e outras.

O cenário enfatiza o ambiente de praça; de rua; de quintal; terreiro; pátios… Em cena, a cenografia conta apenas com adereços essenciais, adornados especialmente com flores e bandeirolas coloridas, cujas texturas e cores remetem aos adornos de festas folclóricas brasileiras.

A encenação propõe um jogo de interação com a plateia, onde a mesma é convidada a participar cantando e dançando com os atores no espaço cênico. A montagem ressalta a legítima identificação entre o autor e seu povo, numa recriação artística da alma popular.

Serviço

Espetáculo: SAMBALELÊ
Onde: USINA DE ARTE
Quando: 05 de Setembro/2010 – domingo.
Horário: às 20h
Ingressos: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia).
Patrocínio da turnê: Banco da Amazônia e Prêmio Myriam Muniz /FUNARTE
Informações: 9999 4046 ou 8113 5031
Usina: 32296892

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter