UPAs de Rio Branco recebem equipamentos para exame de eletrocardiograma

O aparelho proporciona um diagnóstico rápido e preciso ( Foto: Diego Gurgel/Secom)
Aparelho proporciona um diagnóstico rápido e preciso (Foto: Diego Gurgel/Secom)

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada do Sobral, e da Cidade do Povo receberam nesta quarta-feira, 10, aparelhos portáteis para exame de eletrocardiograma (ECG). Os aparelhos foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS) e obtidos por meio de uma parceria do governo do Estado com o MS e o Hospital do Coração (HCor) de São Paulo. Na quinta-feira, 11, o aparelho será instalado na UPA do Tucumã.

O equipamento realiza a leitura dos batimentos cardíacos do paciente. O exame é enviado à Central de Telemedicina do  HCor, via internet ou telefone, e o diagnóstico é recebido em até 10 minutos.

Projetado para ser utilizado nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), durante o percurso do local do atendimento ao hospital, o aparelho proporciona um diagnóstico rápido, objetivo, fácil e preciso, de acordo com o enfermeiro do Samu Patrício Moreira.

O serviço de Telemedicina ECG do HCor disponibiliza uma equipe em tempo integral para diagnóstico dos exames e suporte técnico aos aparelhos e aos profissionais responsáveis por realizar os procedimentos.