4 anos

UPA da Sobral faz aniversário e celebra mais de 450 mil atendimentos

No dia 3 de julho do ano de 2014, uma das regiões mais populosas de Rio Branco ganhava um importante reforço no atendimento de saúde de milhares de pessoas.

Há exatos quatro anos, era inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento Franco Silva, mais conhecida como UPA da Sobral. A unidade, que funciona 24 horas por dia, foi criada visando atender os moradores da região da Baixada Sobral, formada por vinte e um bairros com mais de 70 mil moradores.

UPA da Sobral realiza quase nove mil atendimentos por mês (Foto: Leônidas Badaró)

Os números impressionam. Desde sua inauguração, a UPA já realizou mais de 450 mil atendimentos.

“Hoje, a unidade está completando quatro anos de pleno funcionamento. É um momento de comemoração e de grande satisfação. A UPA é uma referência na capital acreana dentro da rede de urgência e emergência, por desempenhar um papel importantíssimo na articulação da saúde pública do estado”, explica a gerente da Unidade Franco Silva, Ana Carla Clementino.

Somente este ano, até o mês de maio, a unidade de saúde já havia ultrapassado os 44 mil atendimentos. Com um quadro composto por 182 funcionários, divididos entre as áreas técnica, administrativa, médica e serviços gerais. A unidade possui cerca de 30 médicos, 15 enfermeiros e 52 técnicos de enfermagem.

Sobre a equipe da unidade Franco Silva, a gerente enfatiza que os servidores se dedicam diariamente a servir com compromisso e amor, contribuindo com a saúde do Acre e tentando servir da melhor forma todos aqueles que precisam de atendimento. “Trabalhar na área de saúde é sempre um grande desafio. Isso implica compartilhar diariamente com o sofrimento humano e também com alegria da recuperação”, explica Ana Carla.

São servidores dedicados como Irene Colhado, que hoje é supervisora de enfermagem da UPA, e trabalha no local desde a inauguração, atuando em diversos setores dentro da unidade. Ela conta ter um sentimento de gratidão pelo serviço que desenvolve e considera a UPA sua segunda casa.

Secretário de Saúde, Rui Arruda, visitou UPA e cumprimentou servidores pelo aniversário (Foto: Leônidas Badaró)

“Sempre estou organizando a equipe para ver o que está acontecendo dentro da unidade, para que possamos dar uma melhor assistência aos pacientes e comodidade aos funcionários, sempre buscando o melhor para a unidade e seus usuários, ” explica Irene.

Mas a satisfação não é só de quem trabalha na unidade. Quem é atendido na UPA também expressa gratidão.   “Faz quatro anos que minha família toda é atendida aqui quando precisa. Antes, a gente tinha que ir para o Pronto Socorro. Era muito distante para quem não tem carro como a gente. Agora não, a UPA é bem pertinho da minha casa”, afirma o autônomo José Barbosa de Lima, morador do bairro João Eduardo.

Além da UPA da região da Sobral, Rio Branco conta com mais duas Unidades de Pronto Atendimento, a UPA Via Verde, localizada no 2º Distrito e a UPA da Cidade do Povo.