UPA da Sobral completa 6 anos de atendimento à população

Inaugurada em 3 de julho de 2014, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, popularmente conhecida como UPA da Sobral, completou seis anos de atendimento à população do bairro Sobral e 1º Distrito de Rio Branco, nesta  sexta-feira.

A cerimônia em comemoração à data foi realizada na manhã deste sábado, 4, e contou com a participação do secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene e do deputado Federal Alan Rick.

“Esse é um momento de agradecer, em especial, a cada funcionário da UPA Sobral, que são mães, pais, filhos e irmãos, que deixam suas famílias para se dedicarem a outras famílias. Agradeço a todos eles em nome do governador Gladson Cameli”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene.

Secretário de Saúde, Alysson Bestente agradeceu servidores da UPA por dedicação no atendimento aos pacientes que procuram a unidade Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Nesses anos, os funcionários acompanharam todas as mudanças ocorridas na unidade, como a estruturação do espaço e organização dos fluxos de atendimentos. Para o Governo do Estado a Saúde é uma das pastas prioritária e, segundo o agente administrativo Carlos Cardoso, há um antes e depois da UPA.

“Com o apoio que recebemos do governo e da Sesacre, conseguimos mudar muita coisa. Hoje temos um corpo administrativo, tudo em consonância para o bom funcionamento”, destacou Carlos Cardoso.

A diretora da unidade, Michela Lemos, o secretário de Estado Saúde Alysson Bestene e o Deputado Federal Alan Rick, parabenizaram os funcionários. Foto: Júnior Aguiar/Sesace

Para o deputado federal Alan Rick, este é um momento de grande satisfação. “A UPA Franco Silva completa seis anos de pleno funcionamento. É um momento de comemoração e de grande satisfação, pois trata-se de uma unidade de referência na capital acreana, dentro da rede de urgência e emergência. Essa Unidade de Saúde desempenha um papel importantíssimo na articulação da saúde pública do Estado. E fico feliz em contribuir com o fortalecimento da UPA”, disse.

A UPA Franco Silva

A unidade fica localizada no Bairro Sobral e dá assistência a mais 18 bairros adjacentes, correspondendo a 75 mil moradores. A UPA Franco Silva conta com um total de 208 funcionários: 30 médicos, 31 enfermeiros, 58 técnicos de enfermagem, 12 técnicos de radiologia, 2 assistentes sociais, 6 auxiliares de saúde bucal, 5 dentistas, 2 farmacêuticos, 8 biomédicos, 25 agentes administrativo, 5 copeiras, 2 porteiros, 20 terceirizados e 4 estagiários.

UPA Franco Silva conta com um total de 208 funcionários Foto: Júnior Aguiar/Sesacre.

Antes da pandemia do novo coronavírus a unidade realizava cerca de 380 atendimentos por dia, mas com a recomendação de ficar em casa, esse atendimento diminuiu para 250.

Michela Lemos, diretora da UPA, explica que cada Unidade de Pronto Atendimento é classificado por porte, de acordo com os atendimentos. “Nós tivemos que começar a realizar os atendimentos como porte 6, por exemplo, devido a alta demanda que temos”, explica.

Confira alguns depoimentos de funcionários

“Quando chegamos aqui não tinha nem as cadeiras ainda, e a gente foi construindo tudo isso junto. E é maravilhoso, pois hoje podemos comemorar esses 6 anos.”

Katiane Fernandes, enfermeira.

 

“Há um tempo nossa UPA foi mal falada, coisas assim degradantes, mas estamos mudando isso, com apoio e juntamente com todos os funcionários.”

Júnior Martins, gerente de assistência.

 

“É muito gratificante ter acompanhado esse desenvolvimento, todos os pacientes que já atendemos, mesmo os episódios de tristeza e dificuldade. É muito gratificante fazer parte dessa equipe.”

Plínio Ribeiro, enfermeiro.

Mudanças devido ao coronavírus

Apesar de não ser unidade referência, a UPA Franco Silva recebe casos suspeitos de coronavírus. Então, de acordo com o diretor técnico, o médico Victor Milhomem algumas situações tiveram que ser adaptadas.

“Como a gente não sabe quem está ou não infectado, e recebemos pacientes em estado grave, precisamos montar uma sala de isolamento e estabilização, pois as pessoas acabam vindo até nós pela proximidade da residência”, explicou Victor Milhomem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter