UPA da Cidade do Povo soluciona 100% dos casos que buscam atendimento

(Foto: Angela Peres/Secom)
Rosângela: “Qualidade de vida” (Foto: Angela Peres/Secom)

Saúde é um direito humano fundamental, reconhecido por todos os foros mundiais e em todas as sociedades. Pensando assim, o governo do Acre, ao construir o maior empreendimento habitacional do estado, levou junto ações de saúde a milhares de famílias que residem na Cidade do Povo e nos bairros do entorno, em Rio Branco.

Profissionais da área de saúde, como médicos, técnicos de enfermagem, radiologia e farmácia, estão diariamente atendendo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do conjunto habitacional.

A unidade da Cidade do Povo funciona sete dias por semana. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação. O estabelecimento soluciona 100% dos casos das pessoas que buscam atendimento – em torno de 150 por dia e 4,5 mil mensalmente.

Cerca de 150 pessoas são atendidas diariamente (Foto: Angela Peres/Secom)
Cerca de 150 pessoas são atendidas diariamente (Foto: Angela Peres/Secom)

“Trabalhar na Cidade do Povo é um desafio para qualquer profissional. Encontramos pessoas com as mais diferentes necessidades, até mesmo aquelas que só precisam de atenção e carinho. Como seres humanos, temos crescido muito atuando aqui”, destacou Naira Giglioly Barbosa, diretora da unidade.

Desenvolvimento social e pessoal

A saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal.

Saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados. Que o diga a produtora rural Maria Isabel Carvalho, moradora do Ramal do Herculano, que buscava atendimento na UPA da Cidade do Povo para uma febre que havia dias a incomodava.

“Chegamos doentes e saímos felizes com o atendimento que recebemos. Ações e atitudes como as que presenciamos aqui nos proporcionam bem-estar”, avaliou Maria Isabel.

Urgência e emergência

(Foto: Angela Peres/Secom)
Naira Giglioly: “Temos crescido aqui” (Foto: Angela Peres/Secom)

Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, as Unidades de Pronto Atendimento funcionam como intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso da população aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Cerca de 80% do nosso atendimento é voltado a problemas de pressão, febre alta, fraturas e cortes. Todos que nos procuram são atendidos, independentemente do problema de saúde”, esclareceu Naira.

Satisfação

A UPA da Cidade do Povo atende moradores do conjunto habitacional e dos bairros próximos (Foto: Angela Peres)
A UPA da Cidade do Povo atende moradores do conjunto habitacional e dos bairros próximos (Foto: Angela Peres/Secom)

“Mesmo residindo no bairro Belo Jardim I, sempre que preciso busco atendimento na UPA da Cidade do Povo. Aqui sempre fui tratada com dignidade. Ações como essas, de levar a saúde para próximo das pessoas, mostram o compromisso do governo com os que mais precisam e não têm condições financeiras para buscar atendimento particular”, contou Maria Frida Neris.

“Quando cheguei à Cidade do Povo estava grávida. Busquei e conclui meu pré-natal. Não tenho palavras para descrever a felicidade de morar num local que oferece educação e saúde de qualidade a todos os moradores. Isso é viver de forma saudável e com qualidade de vida”, relatou Rosângela Ferreira.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter