reforço

Unidades de saúde terão policiamento específico a partir desta quarta-feira

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 22, na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o secretário de Saúde, Alysson Bestene e representantes de pelo menos cinco sindicatos que representam os servidores da pasta, discutiram com o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Ricardo Brandão, estratégias para atender demandas de segurança das unidades de saúde da capital. A reunião também contou com a presença do Comando-geral da Polícia Militar.

“A proposta da Secretaria de Segurança, por ordem do governador do Estado, é entender a problemática que envolve as unidades de saúde do Acre e, a partir desse entendimento, buscar construir uma solução definitiva para essa situação, uma vez que isso vem se arrastando há anos e a cada dia que passa os servidores se sentem mais inseguros”, observa o secretário-adjunto.

Bestene e Brandão ouviram atentamente a todas as preocupações dos sindicalistas e anunciaram medidas efetivas a curto, médio e longo prazo para dar mais segurança aos trabalhadores em saúde e à população que utiliza as unidades. “Foi um pedido do governador Gladson Cameli que estivesse hoje aqui a cúpula da segurança pública para dar atenção especial a essa causa com relação à saúde do Estado, principalmente no que diz respeito à segurança dos servidores. Reuniões já vêm ocorrendo nesse sentido, nas quais estamos fazendo alinhamentos, trabalhando de modo integrado com a segurança para que, em um curto espaço de tempo, se tenha um efetivo maior na garantia de segurança nas unidades não só da capital, mas no interior”, destaca Alysson.

Bestene e Brandão ouviram atentamente a todas as preocupações dos sindicalistas e anunciaram medidas efetivas a curto, médio e longo prazo para dar mais segurança aos trabalhadores em saúde Foto Odair Leal/Secom

Em relação à segurança nas unidades de saúde, foram anunciadas, durante a reunião, medidas imediatas que passam a contar a partir desta quarta-feira, 22. Também foi divulgada a inauguração, nesta quinta-feira, 23, de uma base integrada de polícia comunitária no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, composta por policiais militares e civis e, no segundo momento, por policiais penais e bombeiros militares, de forma a ter uma guarnição do sistema de segurança pública à disposição da população que reside naquela área.

A proposta da segurança pública com apoio da Polícia Militar é levar soluções de curto, médio e longo prazo. “De imediato, a partir de hoje (quarta-feira), a PM deverá começar um policiamento específico voltado para as unidades de saúde, em especial as Upas da Cidade do Povo e da Baixada e, a partir desse policiamento, vamos buscar construir uma solução jurídica para garantir segurança para essas unidades de maneira definitiva”, pontuou o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Ricardo.