Unidade móvel do Hemoacre coleta sangue no centro de Rio Branco

Unidade móvel do Hemoacre recebeu doadores durante a manhã no centro de Rio Branco (foto: Júnior Aguiar)

Ato de amor pelo próximo e solidariedade. Assim foi a manhã desta quarta-feira, 13, em que a unidade móvel do Hemoacre estacionou na praça da Revolução, localizada em frente ao quartel da Polícia Militar, no centro de Rio Branco.

A ação que aconteceu durante toda a manhã, teve como objetivo, aumentar o estoque de bolsas de sangue do Hemoacre, responsável por abastecer as unidades de saúde públicas e privadas de todo o estado.

Os componentes do sangue são totalmente insubstituíveis, e por isso, a doação é única alterativa para quem precisa de sangue para viver. Uma única doação, salva até quatro pessoas.

Caio Cesar, doador de sangue há 02 anos, sabe bem a importância desse ato de amor com o próximo. “Pelo fato de ser atleta, sempre tive amigos que me incentivaram a doar sangue. Quando tive a noção de quantas pessoas eu poderia ajudar, decidi entrar nessa, e ajudo sempre que posso por meio da doação” destaca.

O Acre, que possui uma população estimada de 830 mil habitantes, apenas 10,3% doam com frequência, número pequeno, para atender as demandas.

A ação de coleta de sangue desta quarta, também contou com o apoio de um grupo de amigos aprovados no último concurso da Polícia Militar (PM).

Ociane Furukawa, que fez doação de sangue pela primeira vez, ressalta o que a motivou ser doadora de sangue. “São vários fatores que me motivaram a ser doadora. Por sermos um grupo grande de amigos, decidimos fazer essa boa ação de ajudar o próximo e já passei bastante tempo com meu pai internado no hospital e sei a importância e a necessidade de ser uma doadora” afirma.

Número atual de doadores frequentes é insuficiente para atender a demanda do Hemoacre (foto: Júnior Aguiar)

Para se tornar um doador é muito simples, basta ter entre 16 e 69 anos, gozar de boa saúde e portar um documento com foto, válido em todo o território nacional. Quem for menor de idade precisa ir acompanhado de um responsável.

O Hemoacre fica localizado na avenida Getúlio Vargas n° 2787, e funciona das 7h30 ás 17h30, inclusive aos sábados e feriados.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter