União convoca servidores de programas sociais para atualizar dados

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), iniciou durante o mês de julho o processo de qualificação dos dados de gestores, operadores, técnicos e entrevistadores do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família.

De acordo com a Instrução Operacional (IO) nº 77, as famílias de profissionais das gestões do Programa Bolsa Família (PBF) tiveram os benefícios bloqueados em junho e deverão atualizar os dados cadastrais até 14 de agosto. No Acre, 149 famílias se enquadram nesse perfil.

O objetivo é atualizar as informações sobre a rede de trabalhadores que têm acesso ao Sistema de Cadastro Único e ao Sistema de Benefícios aos Cidadãos.

“Mesmo não existindo nenhum impedimento legal para que os trabalhadores do Cadastro Único e do PBF nos municípios, nos Estados ou no governo federal sejam cadastrados ou para que suas famílias passem a ser beneficiárias do PBF, é necessária a atualização cadastral”, comentou a diretora de Políticas de Assistência Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Cláudia De Paoli.

A Seds, responsável pelo monitoramento dos dados e pelo relatório social que deverá ser encaminhado ao MDS sobre a situação dos servidores do Acre, alerta que, se o prazo não for cumprido, os benefícios serão cancelados no mês de setembro.