Unesco lança concurso para estudantes do ensino médio

Inscrições estão abertas até o dia 8 de setembro

arte.jpg

Em comemoração ao ano internacional da astronomia e aos 40 anos da chegada do homem à Lua, a Unesco e seus parceiros lançam o Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos "Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento" de 2009, destinado a estudantes do ensino médio e respectivos professores.

Para participar, os estudantes devem apresentar trabalhos escritos e/ou desenhos, até o dia 8 de setembro de 2009, sobre o tema "Nossa presença no cosmos". Os três melhores trabalhos selecionados serão premiados com uma visita a instituições de ensino e pesquisa em território nacional, coleção de publicações na área de ciências, publicação do trabalho em livro e certificado do concurso. A premiação está marcada para o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (10 de novembro).

Podem ser abordados os tópicos indicados abaixo:

– Astronomia e bioastronomia: ciências voltadas ao estudo dos corpos celestes e ao estudo da vida fora da Terra
– O homem e o espaço – de Galileu aos dias atuais: quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei.
– O papel da astronomia na cultura e na sociedade atuais e primitivas: como a astronomia tem influenciado a humanidade através dos tempos, incluindo suas implicações na arquitetura, na agricultura e em representações culturais em que a astronomia exerce papel fundamental.
– Ciência e tecnologia espaciais para a melhoria de vida da sociedade: a importância da ciência e da tecnologia espaciais adaptadas para o nosso uso e contribuindo para o desenvolvimento, incluindo a identificação e o aproveitamento de fontes energéticas sustentáveis.

Para obter mais informações, o candidato pode acessar a página www.brasilia.unesco.org/diadaciencia

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter