Um dia no BOPE

Estudantes do Instituto São José passaram um dia no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar conhecendo a rotina dos militares e participando de várias atividades

bope_04.jpg
bope_03.jpg
bope_01.jpg

Cerca de 70 alunos do Instituto São José tiveram um dia diferente nesta sexta-feira, 29. Eles estiveram visitando o Quartel do Batalhão de Operações Especiais – BOPE da Polícia Militar acreana. Os estudantes com idade entre 8 e 11 anos participaram de palestras, exposições e atividades recreativas com os policiais militares, e puderam conhecer melhor a rotina de um policial do BOPE.

Logo no início da manhã, as crianças foram recepcionadas pelo comandante do BOPE Tenente-Coronel Ulysses, que em rápidas palavras apresentou o Batalhão que hoje é composto por 198 militares divididos nos grupamentos Ambiental, Canil, Companhia de Choque e Grupo de Ações Táticas Especiais.

Logos após prestigiaram os militares cantando o Hino da Polícia Militar. A programação teve início com uma simulação realizada pela Companhia de Choque do BOPE usada especialmente no controle de distúrbios e de manifestações onde se requer uma intervenção mais enérgica. Policiais militares do Canil do BOPE e do Grupamento Ambiental fizeram exposições sobre o trabalho realizado em unidades especializadas da corporação.

Logo após foi realizada uma apresentação com a cadela UnaA, da raça labrador, treinada para o combate ao tráfico de entorpecentes. Além de Uma, o BOPE dispõe de mais dois cães da mesma raça, treinados para localizar drogas e artefatos explosivos.

Para o comandante do BOPE, tenente-coronel Ulysses, as atividades preparadas para os alunos tiveram o objetivo de mostrar a atuação da unidade, considerada a tropa de elite da PM acreana e desmistificar muita coisa ruim que durantes anos foi atribuída a Polícia Militar, "Estamos abrindo as portas do BOPE para os estudante conhecerem um pouco mais do dia-a-dia do Batalhão, apresentamos aos alunos nossos equipamentos e nossa forma de atuação para combater a criminalidade no Acre. Esta parceria é importante para que as crianças saibam o trabalho valoroso que a PM proporciona para a sociedade", frisou o comandante.

Uma equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido por integrantes do Policiamento Escolar acompanharam a visita e realizaram uma palestra alertando os alunos a respeito do uso do álcool e outras drogas. O Proerd é uma iniciativa preventiva da Polícia Militar voltada para crianças do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, que visa oferecer estratégias para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade.

O aluno da 4º Série, Leandro Lima, de 10 anos,se disse entusiasmado com a oportunidade de ver de perto os policiais que integram a tropa de elite da PM. "Foi muito bom. Quando crescer quero ser um policial militar do Bope", afirmou o garoto quanto ao seu futuro profissional.

A pequena Lívia de Souza, 9 anos, pôde brincar com os cães adestrados do Canil do batalhão e com uma cobra Jibóia que é criada pelos militares. Ao ser perguntada sobre o que achava da profissão policial militar, ela foi respondeu: "O policial ajuda ao próximo".

No final da manhã, as crianças puderam se descontrair com diversas atividades recreativas, jogos e brincadeiras. Além das várias atividades e as brincadeiras, os alunos assistiram a vídeos do dia-a-dia de um policial militar do Bope, tiraram dúvidas sobre a profissão.