Ufac sedia encontro com reitores da Região norte nesta semana

Uma das pautas do evento será o novo vestibular unificado proposto pelo MEC

A Universidade Federal do Acre estará recebendo nos próximos dias 24 e 25 de abril, sexta e sábado, os reitores das seis instituições federais de ensino superior (Ifes) da região norte para tratar do ensino superior na Amazônia. Dentre os assuntos em discussão, serão debatidos temas como o Plano de Desenvolvimento das Ifes da Amazônia e o vestibular.

O novo processo seletivo proposto pelo MEC para ter acesso às universidades é polêmico. O sistema de seleção unificada foi proposta pelo Ministério da Educação no início deste mês. A intenção é oferecer um sistema de avaliação que priorize a capacidade crítica e analítica dos estudantes, e menos questões "decorebas", como acontece nos atuais exames.

A seleção será feita através do Exame Nacional de Ensino Médio, Enem, que a partir deste ano terá 200 questões de múltipla escolha, divididas nas quatro grandes áreas do conhecimento: ciências naturais e humanas, matemática e linguagem. O candidato terá acesso às notas antes de se inscrever no processo seletivo das faculdades, e poderá comparar seu desempenho com os demais concorrentes da mesma vaga, além de escolher em qual instituição quer estudar.

Outra novidade do novo Enem é que as pessoas que concluíram o Ensino Médio podem fazer a prova, não importa a idade; a nota será válida por três anos (mas o aluno que fizer a prova antes de concluir o ensino médio não poderá utilizar a nota); e o Inep (órgão ligado ao MEC) é que vaio elaborar e corrigir as provas.

Adriel Guimarães hoje cursa o 5º período de Medicina na Ufac. Mas para ocupar essa cadeira ele prestou diversos vestibulares. Chegou a fazer 3 no mesmo ano. Para ele, se o processo fosse unificado teria economizado tempo e dinheiro. "Fiz em três instituições, em três estados diferentes, e eu tive que me deslocar, arcar com o custo da hospedagem, alimentação, além do prejuízo do desgaste da viagem. Tive que viajar de navio, avião, ônibus, então, o desgaste é muito grande", avalia.

As instituições públicas ou privadas podem decidir se adotam o sistema na íntegra, ou apenas utilizam as notas do Enem como referência para seleção. De acordo com a reitora da Ufac, Olinda Batista, o assunto precisa ser mais discutido. Ela acredita que a seleção unificada pode prejudicar universidades menores. "Excelentes alunos poderão estar sobrando nas grandes universidades, vir para a nossa, e não sobrar vaga para os estudantes da nossa região. Nós estamos fazendo um levantamento desse nosso último vestibular, e acho que teremos que ter alguns parâmetros para essa discussão".

A Ufac ainda não se definiu sobre o assunto. Na próxima semana, durante encontro com os reitores da região norte, deverá haver uma definição. As instituições que quiserem adotar o modelo, devem se pronunciar até o final deste mês. O novo Enem está previso para ser aplicado em outubro.

Assista à reportagem da TV Aldeia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter