Ufac forma turma de Medicina com 40 alunos

Trinta profissionais ficarão no Estado para exercer a profissão ou fazer residência médica

gmf_0275.jpg

Dos formandos, pelo menos trinta profissionais continuarão no Acre para exercer a profissão. (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Médicos com formação diferenciada, um olhar mais humanizado e que foram preparados para colocar o afeto ao lado da ciência na hora de atender a um paciente. Este é o diferencial apontado pelos professores dos 40 bacharéis em Medicina formados na noite desta sexta-feira pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Trinta profissionais continuarão no Acre para exercer a profissão e alguns vão iniciar a carreira profissional no interior do Estado.

A bacharel Camila Amorim, de Cuiabá, chegou ao Acre para estudar com a intenção de voltar para sua cidade natal logo após concluísse o curso. Ela é uma das trinta profissionais que decidiram permanecer no Estado. "Casei aqui, tive filho e não pretendo mais voltar para Cuiabá. O mercado profissional aqui é melhor, principalmente no interior do Estado", comentou.

Igor Leão é um dos acreanos formados pela Ufac. "A sensação deste momento é indescritível, um misto de expectativa e saudade. Nós esperamos fazer o melhor e nos dedicar ao exercício da profissão, colocando em prática aquilo que aprendemos durante o curso", disse.

O curso de Medicina da Ufac, fruto do empenho pessoal do senador Tião Viana para que o Acre tivesse a oportunidade de formar profissionais na área médica, conta com a parceria do Governo do Estado para que os alunos utilizem toda a rede pública de saúde para treinamento.

gmf_0284.jpg

Senador Tião Viana foi um dos idealizadores desse curso para reforçar a saúde pública no Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

"Boa parte da carga horária do curso é dentro da comunidade, com os alunos prestando atendimento clínico. Esta turma é mais um passo na consolidação do curso de Medicina, um curso inovador que permite com a que universidade se insira ainda mais comunidade através da prestação de serviços", observou o coordenador do curso, Amsterdam Sandres.

{xtypo_rounded2}

gmf_0182.jpggmf_0264.jpg Ensino voltado à humanização marcou a formação desses novos médicos acreanos

{/xtypo_rounded2}

Olinda Batista, reitora da Ufac, ressaltou que a Turma 2003 é a primeira grande turma de Medicina que sai da universidade, pois a primeira teve apenas 10 formandos por conta da fraude no vestibular que foi constatada e comprovada pelo Ministério Público Federal.

"A partir de agora teremos sempre 40 formandos a cada ano e esta turma é a consolidação do curso de Medicina. É um momento importante para a universidade, para o Estado, e isso demonstra que a Ufac tem capacidade técnica de formar profissionais com excelência. A qualidade do curso também depende do esforço de quem estuda. Não é o curso que faz o aluno, é o aluno que faz o curso e hoje nós temos 40 profissionais capacitados para atuar no mercado da Medicina", comentou.

A formação diferenciada foi o ponto destacado pelo secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal, ao se referir aos médicos formados pela Ufac. "Eles tiveram uma formação voltada para o sentimento que todo médico tem que ter, que é a possibilidade de estender a mão, oferecer o ombro, palavras de carinho, responsabilidade. São médicos que saem preparados para praticar um atendimento mais humanizado, mas próximo das comunidades. A expectativa do Estado é que a cada ano mais 40 profissionais se incorporem ao exercício da profissão e possam melhorar o atendimento médico, principalmente no interior".

Este ano os formandos de Medicina passaram por uma etapa a mais no ritual de formatura além de aulas da saudade e solenidades. Eles participaram de um atendimento do programa Saúde Itinerante, desenvolvido pelo Governo do Estado para levar atendimento médico a regiões isoladas, pouca oferta de profissionais de saúde ou de difícil acesso. A idéia foi uma sugestão do senador Tião Viana e será incorporada ao curso para que os concludentes tenham a possibilidade de um contato direto com a medicina comunitária.

"Este é um dia muito especial para o Estado, muito feliz na vida do Acre, que entrega 40 jovens formados que vão trabalhar nos municípios. É uma coisa muito bonita, um momento que marca e não vai mais parar: serão 40 novos médicos a cada ano", disse o senador.

{xtypo_quote}Casei aqui, tive filho e não pretendo mais voltar para Cuiabá. O mercado profissional aqui é melhor, principalmente no interior do Estado.

Camila Amorim {/xtypo_quote}

 

gmf_0060.jpg

{xtypo_quote}A sensação deste momento é indescritível, um misto de expectativa e saudade. Nós esperamos fazer o melhor e nos dedicar ao exercício da profissão, colocando em prática aquilo que aprendemos durante o curso.

Igor Leão {/xtypo_quote}

gmf_0064.jpg

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter