Ufac e governo do Estado lançam o programa de extensão Mulheres da Amazônia

Com o objetivo promover educação popular, ofertar oficinas e atender a rede de mulheres em situação de violência nos 22 municípios do Acre, o programa de extensão Mulheres da Amazônia foi lançado nesta sexta-feira, 3, no auditório Auton Perez, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

O projeto é uma realização da Ufac, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex), e será executado em parceria com a Secretaria Adjunta da Mulher, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), o Conselho Estadual de Políticas para as Mulheres (Cedim), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Acre (Crea), prefeituras e movimentos de mulheres.

Participaram do evento diversos órgãos e entidades parceiras. Foto: Diego Gurgel/Secom

O programa também irá promover rodas de conversa pautadas na prevenção à gravidez não planejada na adolescência para os estudantes de ensino médio da rede estadual.

O programa pretende atingir cerca de cinco mil pessoas e será coordenado por Fabiana Chaves, doutora em Educação e produtora cultural da Proex, e foi viabilizado por emenda parlamentar do então deputado Leo de Brito, hoje atuante no Ministério da Educação.

Fabiana Chaves, coordenadora do programa. Foto: Diego Gurgel

“Este é um momento histórico para a Ufac, pois, pela primeira vez, a instituição é protagonista de uma política pública estadual de interiorização da extensão, por meio da educação popular para o combate à violência contra a mulher e a gravidez na adolescência”, ressaltou Fabiana.

Segundo a secretária adjunta de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, o programa irá atender mulheres vítimas de violência. “A rede de proteção é fundamental para que a mulher encontre suporte no rompimento com o ciclo da violência, evitando, sobretudo, o ápice dessa violência, que é o feminicídio”, explicou.

O programa será desenvolvido em parceria com diversas instituições. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ao fim do evento, todas as instituições presentes assinaram um protocolo de intenções para formalizar a parceria e viabilizar as ações em conjunto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter