TV Aldeia integra a EBC

Parceria vai garantir, além da retransmissão de conteúdo, assessoria técnica

tv_ebc_foto_gleilson_miranda_04.jpg
tv_ebc_foto_gleilson_miranda_08.jpg

A EBC, Empresa Brasil de Comunicação, assinou na manhã desta sexta-feira, 30, convênio com o Sistema Público de Comunicação do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Uma rede de televisão em que os nortistas não são obrigados a ver, apenas, a programação que é feita no Sul do país, mas que todos os estados têm o direito de produzir e veicular conteúdo. A EBC, Empresa Brasil de Comunicação, assinou na manhã desta sexta-feira, 30, convênio com o Sistema Público de Comunicação do Acre, através do Governo do Estado, para retransmissão do sinal nos 22 municípios acreanos.

Mas, o termo de compromisso assinado com a presença da diretora da EBC, a jornalista Tereza Cruvinel, vai bem além de apenas retransmitir o sinal da EBC. O acordo garante ainda aporte técnico, financeiro, e a possibilidade de treinamento para os profissionais de imprensa.

“Este é um grande momento para a comunicação pública do Estado do Acre e para essa ferramenta, tão importante e democrática, que é a TV Aldeia. A EBC é uma rede que cria oportunidades para que possamos levar nossas belezas e riquezas para mais de dois mil municípios, incluindo os 22 que fazem parte do nosso Acre. O melhor, é que a rede está disposta a nos auxiliar em tudo, incluindo a área técnica”, disse o secretário de comunicação, Leonildo Rosas.

O diretor da TV Aldeia, Alexandre Nunes, falou sobre sua experiência à frente do veículo. “Aqui eu pude aprender que gente tem que estar preparado para servir, e quando a gente serve, as pessoas mudam. Esse contrato com a EBC foi motivado pela disposição da EBC em servir o Acre. Nossa missão é em 2014 sermos reconhecidos como uma referência na comunicação pública”.

tv_ebc_foto_gleilson_miranda_02.jpg

O acordo firmado entre o Governo do Estado e a EBC garante aporte técnico, financeiro, e a possibilidade de treinamento para os profissionais de imprensa (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Para o senador Aníbal Diniz, jornalista e militante da comunicação, o contrato é  um passo além na história da TV Aldeia. “Precisamos somar esforços para sermos melhores. Essa rede pública é do povo acreano. Entra governo e sai governo e a TV fica. É com esse olhar que temos que enxergar a Aldeia e a EBC”, comentou.

tv_ebc_foto_gleilson_miranda_16.jpg

"Nossa missão é em 2014 sermos reconhecidos como uma referência na comunicação pública”, disse o diretor da TV Aldeia, Alexandre Nunes (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

tv_ebc_foto_gleilson_miranda_12.jpg

Para o senador Aníbal Diniz, jornalista e militante da comunicação, o contrato é um passo além na história da TV Aldeia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

tv_ebc_foto_gleilson_miranda_18.jpg

"O melhor, é que a rede está disposta a nos auxiliar em tudo, incluindo a área técnica”, disse o secretário de comunicação, Leonildo Rosas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

tv_ebc_foto_gleilson_miranda_14.jpg

A diretora da EBC, Tereza Cruvinel, começou seu discurso lembrando que poucos jornalistas vieram tantas vezes ao Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Na avaliação do governador Tião Viana, o resultado do contrato será mais democracia e mais pluralismo na comunicação brasileira. “Estamos abrindo novas fronteiras nas relações da comunicação acreana. Esse é um novo momento e creio que vamos aproveitar mais a estrutura de comunicação no Brasil, que tem crescido muito”, disse. Tião aproveitou a ocasião para pedir, a partir do seu olhar de leitor, telespectador e ouvinte da produção jornalística acreana, que a imprensa “possa se despir do conceito de que notícia boa é notícia melancólica”.

Marcos Vicentti, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), comemorou o avanço alcançado com o convênio com a EBC. “Eu vejo a TV Aldeia como uma escola onde há bons profissionais que produzem o conteúdo que é assistido nos 22 municípios. Agora teremos a possibilidade de levar esse conteúdo a todo o Brasil e esse é um novo desafio. Precisamos avançar, sempre com o compromisso ético de bem informar a sociedade. A liberdade de imprensa não é liberdade de fofoca. É o direito de comunicar os fatos e o dever de dizer a verdade”.

A diretora da EBC começou seu discurso lembrando que poucos jornalistas vieram tantas vezes ao Acre. “Ando aqui desde os comícios das Diretas Já. Tenho uma relação de amor com o Acre e teria uma frustração grande se estes quatro anos de gestão passassem sem eu assinar o contrato com o Estado do Acre”, disse. Ela reafirmou que o compromisso vai além da transmissão do sinal: “A TV pública nacional vai juntar suas imagens, seus sons, com a programação local. O Acre junta-se a nossa rede, que agora faz parte de todos os Estados”.

Tereza Cruvinel também lembrou da participação decisiva de Tião Viana, enquanto senador da República, na votação da lei que criou a EBC e se estendeu durante a noite. “Naquele momento o senador nos ajudou muito, evitando o esvaziamento da bancada e nos ajudando a garantir a aprovação da lei”, explicou. 

Sobre a EBC

A Empresa Brasil de Comunicação está presente em mais de dois mil municípios que correspondem a 90% do PIB brasileiro. O termo de autorização para uso do sinal possibilita que o Acre faça parte da rede de TVs públicas brasileiras, criada há quatro anos por meio de legislação específica, ainda no governo do presidente Lula.

A proposta da EBC, que é uma empresa pública, é que 40% da programação nacional seja realizada pelas integrantes da rede, como a TV Aldeia. A partir do convênio, a TV Aldeia passa a fazer parte da rede e tem o direito de produzir conteúdo para veiculação nacional. Além de aporte técnico, financeiro, há também o treinamento para os profissionais de imprensa.

Para mostrar que a EBC é uma TV, de fato, pública, ao criar a empresa, o presidente Lula criou também um conselho editorial, formado pela sociedade civil, para que haja discussão sobre o conteúdo veiculado.

Galeria de imagens