Turismo de base comunitária é tema de roda de conversa durante a Semana Chico Mendes

Debate girou em torno dos desafios e oportunidades do setor (Foto: Angela Peres/Secom)

Como parte da programação da Semana Chico Mendes, foi realizada na quinta-feira, 21, na Biblioteca da Floresta, uma roda de conversa sobre as oportunidades e os desafios do turismo de base comunitária.

Participaram do bate-papo a secretária de Estado de Turismo e Lazer (Setul), Rachel Moreira, e representantes da WWF-Brasil, Comitê Chico Mendes, empresários do ramos e sociedade civil.

Na oportunidade, a gestora da Setul explicou sobre a decisão de fazer um plano de turismo de base comunitária, que faz parte do desenvolvimento estratégico do turismo do Acre 2015-2020.

“Percebemos a necessidade de construirmos esse documento para chegarmos na comunidade e conversarmos com eles sobre o que é o turismo, o que eles esperam disso, qual o potencial do local e o que eles podem fazer”, diz Rachel.

A primeira das oito comunidades a receber o plano foi a do Croa, em Cruzeiro do Sul. “Antes, eles recebiam lá cerca de 20 a 30 turistas por semana. Agora, esse número deu um salto para 60. Com isso, a comunidade já construiu duas pousadas, sem precisar de dinheiro público, apenas com o lucro deles. E é isso que nós queremos enquanto governo, que eles tenham autonomia de crescer fazendo o turismo.”

Rachel ainda compartilhou que, a partir deste modelo, foi possível colocar o turismo de base comunitária dentro do convênio do REM, do banco alemão KFW.

“O governador Tião Viana e a equipe foram para a COP 23 e lá assinaram um convênio de 10 milhões voltados para este setor. A primeira fase será aplicada a partir de abril, e é dividida para cinco planos, sendo um deles para a Trilha Chico Mendes. A ideia é construir o documento junto com a comunidade e qualificá-los dentro dos ramos que eles expuserem, seja gastronomia, atendimento ou hospedagem, entre outros”, salienta a secretária.

Segundo o representante do coletivo Travessias na Floresta, Carlos Alberto Araújo, o tesouro do turismo de base comunitária são as pessoas que vivem nas localidades que recebem seus visitantes. “Hoje, a experiência de quem está viajando são é exclusivamente a beleza do lugar, é um conjunto que integra tudo aquilo, como as pessoas que lá vivem, poder conversar com eles, dormir nas casas, almoçar ou jantar junto, para que possam ter essa vivência diferenciada”, ressalta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter