#PartiuAcre

Turismo cultural acreano oferece experiência única

Dono de uma história singular, o Acre dispõe de inúmeras atividades a serem exploradas por aqueles que procuram  um turismo cultural, com muito aprendizado e experiências únicas.

Nesta semana, o estado nortista sedia grandes eventos que prometem reunir visitantes de todo o Brasil, assim como da América do Sul e outros países, em prol de problemas que envolvem não apenas o Acre, mas a Amazônia e o Brasil.

No dia 26 próximo, governadores da região amazônica e autoridades se reúnem no 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal em Rio Branco, uma relevante força-tarefa sobre assuntos relacionados aos nove estados​ ​​que compõem a região.

Já no dia 27, a segurança pública entra em pauta no Encontro de Governadores do Brasil Pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma Emergência Nacional.

“Teremos aqui importantes lideranças do país, que inclusive, trarão o turismo na Amazônia como uma das pautas do Fórum. Mostraremos que o Acre é rico em belezas naturais, e que já está com seus equipamentos turísticos em desenvolvimento, algo no qual estamos trabalhando ao longo dessa gestão”, diz a secretária de Estado de Turismo e Lazer, Rachel Moreira.

Com os olhos do mundo voltados para o Estado, que faz fronteira com Peru e Bolívia, a agência Notícias do Acre reúne os principais pontos turísticos da capital e interior do estado, da gastronomia às riquezas naturais, para que os visitantes  tenham informações sobre aonde ir para experimentar o melhor do turismo cultural que o Acre oferece.

Gameleiramore_vert
Espaço Aberto

GameleiracloseLocalizada à margem direita do Rio Acre, está a Gameleira. No local, é possível encontrar a centenária árvore que deu nome ao local, símbolo de perseverança e resistência do povo acreano e que serviu de referencial para a fundação da capital, no fim do Século 19.

`Atualmente, o espaço é um grande calçadão, que hospeda pequenas lanchonetes, bancos para observação do manancial e o mastro da bandeira acreana.

Localização: Rua Senador Eduardo Assmar s/no – 2o Distrito/Rio Branco
Novo Mercado Velhomore_vert
Espaço Aberto

Novo Mercado VelhocloseAntigamente conhecido como Mercado Municipal, hoje o Novo Mercado Velho é um ponto de encontro dos moradores e turistas que passam na capital acreana.

Localizado na margem esquerda do Rio Acre, de frente para a passarela Joaquim Macedo e as pontes Juscelino Kubitschek e Coronel Sebastião Dantas, o atrativo turístico conta com bares, restaurantes e lojas de artesanato, entre outros.

Localização: Av. Epaminondas Jácome – Centro/Rio Branco
Palácio Rio Brancomore_vert
Terça a sexta-feira, das 8 às 18h. Sábados e feriados, das 16h às 20h

Palácio Rio BrancocloseSede do governo do Acre, o Palácio Rio Branco foi construído, inicialmente, na década de 1920, com o projeto arquitetônico do alemão Alberto Massler.

Inspirado nas edificações gregas, foi inaugurado em 1930, porém, totalmente concluído no governo de José Guiomard Santos, em 1948.

Em 2008, na gestão do governador Binho Marques, foi oficialmente instituído o Museu Palácio Rio Branco. No local, é possível contemplar o Obelisco dos Heróis da Revolução e a fonte da sagração. Além disso, pode-se, ainda, conhecer diversas fases da história do povo acreano por meio de vídeos, fotografias e depoimentos em áudio.

Localização: Avenida Getúlio Vargas – Centro
Telefone: (68) 3215-2800/ramal 39/Rio Branco
Biblioteca Pública do Acremore_vert
Segunda a sábado, das 7h30 às 21h30

Biblioteca Pública do AcrecloseLocalizada no Centro de Rio Branco, a Biblioteca Pública Acreana foi inaugurada em 10 de março de 1979 e totalmente restaurada em 2008, na gestão do então governador Binho Marques.

O espaço conta com um acervo de mais de 80 mil livros e recebe cerca de 7,5 mil pessoas mensalmente.

A biblioteca conta com espaços de leitura, computadores com acesso livre à internet para pesquisa, área infantil, de histórias em quadrinhos (HQ) e filmoteca.

Localização: Avenida Getúlio Vargas, 389 – Centro/Rio Branco
Telefone: (68) 3223-6041 / 3223-1210
Biblioteca da Florestamore_vert
Segunda a sexta, das 8 às 17h

Biblioteca da FlorestacloseInaugurada em outubro de 2007, a Biblioteca da Floresta possui em seu acervo arquivos históricos e livros sobre a colonização do Acre.

O prédio ainda abriga exposições permanentes sobre os povos indígenas do Acre, o Zoneamento Ecológico-Econômico, coleção especial sobre as iniciativas lideradas por Chico Mendes e espaço destinado a exposições tenporárias.

Localização: Parque da Maternidade – Centro/Rio Branco
Telefone: (68) 3223-9939
Praça da Revolução Plácido de Castromore_vert
Espaço Aberto

Praça da Revolução Plácido de CastrocloseÉ a principal e mais antiga praça da cidade. A construção do quartel da Polícia Militar e do Presídio Ministro Vicente Rao (atual sede da Prefeitura de Rio Branco), durante o governo de Hugo Carneiro (1926-1930), definiu os contornos da Praça Rodrigues Alves, que seria inaugurada, décadas depois, pelo Governador Guiomard Santos.

O lugar ganhou uma estátua do coronel Plácido do Castro, comandante da Revolução Acreana, em 1964, passando a ser chamado de Praça Plácido de Castro.

Após uma reforma em 2006, a antiga praça ganhou ares de modernidade, exibindo piso de pedras portuguesas, mosaicos de granito, bancos em madeira, quiosques e um monumento de 12 metros em homenagem aos heróis anônimos da Revolução Acreana.

Localização: Getúlio Vargas, s/no – Centro/Rio Branco
Parque da Maternidademore_vert
Espaço Aberto

Parque da MaternidadecloseInaugurado em setembro de 2002, o Parque da Maternidade possui uma extensão de 6.000 metros, cruzando boa parte de Rio Branco.

Ao longo do parque, há vias para carros, ciclovias, pista de caminhadas e de skate, playgrounds, quadras de esporte, anfiteatros, praças, restaurantes e lanchonetes.

Localização: Rio Branco
Parque Tucumãmore_vert
Espaço Aberto

Parque TucumãcloseCom um estilo similar ao do Parque da Maternidade, o Parque Tucumã conta com cerca de 3.600 metros de extensão.

O local possui pistas sinalizadas para veículos, ciclovias, calçadas para pedestres, playground, quadras de esportes, praças namoradeiras e quiosques para lanches.

Localização: Localização: Estrada Dias Martins/Rio Branco
Parque São Franciscomore_vert
Espaço Aberto

Parque São FranciscocloseO Parque São Francisco é um equipamento social com quase 12 mil metros quadrados e que contempla ciclovia, pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, mobiliário urbano com bancos de concreto.

O local econtra-se no interior de Área de Proteção Ambiental São Francisco e está às margens do igarapé que leva o mesmo nome.

Localização: Localização: Estrada Dias Martins/Rio Branco
Parque Chico Mendesmore_vert
Terça a domingo, das 7 às 17h

Parque Chico MendescloseConstruída em 1996 pelo governo do Estado, o Parque Chico Mendes conta com uma área de 53 hectares, com trilhas, minizoológico, playground e espaço para piqueniques.

Na entrada, há o Memorial Chico Mendes, onde é mostrada a história da vida, luta e morte do líder seringueiro.

Localização: Rodovia AC-040, KM 7 – Vila Acre/Rio Branco
Contato: (68) 3221-1933
Parque Capitão Ciríacomore_vert
Todos os dias, das 8 às 18h

Parque Chico MendescloseConstruído no local que pertenceu a um dos integrantes que promoveu a Revolução Acreana, o Parque Capitão Ciríaco é considerado hoje de grande valor histórico.

O local, considerado de proteção ambiental e cultural, foi transformado em parque em agosto de 1994, e conta com 4,6 hectares, com vegetação nativa amazônica, árvores frutíferas regionais e aproximadamente 400 seringueiras.

Dispõe, ainda, de equipamentos de esporte e lazer, sala de leitura, de inclusão digital e construções retratando a arquitetura tradicional acreana.

Localização: AC-01, Segundo Distrito/Rio Branco
Contato: (68) 99991-1888
Horto Florestalmore_vert
Terça a domingo, das 7 às 12h e 13 às 17h

Horto FlorestalcloseInstalado na década de 80 e revitalizado em 2008, o Horto Floresta conta com 17 hectares, dispondo uma rica flora, com seringueiras, castanheiras, açaí, patoá, abacaba, buriti, mangueiras e cedros, entre outros.

Além disso, há também espaços para realização de atividades físicas, eventos e trilhas ecológicas, açude com um deck, pista de caminhada, passarela sobre o açude e equipamento de ginástica.

Localização: Avenida Antônio da Rocha Viana – Vila Ivonete s/no/Rio Branco
Contato: (68) 3228-2894
Mercado do Bosquemore_vert
erça a domingo, das 7 às 12h e 13 às 17h

Mercado do BosquecloseQuibe, baixaria, mingau e tapioca, entre muitos outros pratos típicos do Acre, são algumas das iguarias que podem ser encontradas no Mercado do Bosque.

O espaço foi recentemente reformado pela prefeitura de Rio Branco e conta com 42 permissionários.

Localização: Avenida Nações Unidas – Bosque/Rio Branco
Contato: (68) 3223-3124
Sítio Histórico Quixadámore_vert
Quarta a domingo, das 9 às 17h

Sítio Histórico QuixadácloseO Sítio Histórico do Quixadá foi construído, inicialmente, para a gravação da minissérie “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”, produzida pela Rede Globo.

Atualmente, o local funciona como museu que guarda itens usados na trama, como roupas e objetos. Além disso, há também um restaurante que serve comidas típicas do estado.

Localização: Avenida Nações Unidas – Bosque/Rio Branco
Telefone: (68)99204-4638
Casa de Chico Mendesmore_vert
Segunda a sábado, das 8 às 18h

Casa de Chico MendescloseA Casa de Chico Mendes, em Xapuri, pertenceu ao líder seringueiro e traz consigo um grande peso histórico, pois foi o local onde ele viveu boa parte de sua vida e onde foi morto por um tiro.

A residência é um imóvel simplório, que obedece a um sistema construtivo tradicional da região.

O espaço de 4 metros de largura segue o estilo estilo caboclo em madeira, coberta de telha de barro. Lá, encontram-se objetos pessoais, inclusive a cadeira onde Chico morreu na noite de 22 de dezembro de 1988. A casa é tombada como patrimônio histórico cultural desde 2011.

Localização: Rua Doutor Batista de Morais, 455 – Xapuri/Rio Branco
Telefone: (68) 99941-1718
Seringal Cachoeiramore_vert
Todos os dias

Seringal CachoeiracloseCom opções de trilhas, arvorismo, hospedagem em chalé e contato muito próximo à natureza, o Seringal Cachoeira é uma das opções mais procuradas por pessoas interessadas neste tipo de lazer.

Localizado em Xapuri, o espaço dispõe de três chalés, sendo um para casais e um familiar, belichário feminino e masculino, além de restaurante e piscina. Para os aventureiros, há também arvorismo.

Localização: Ramal Cachoeira. KM 16/Rio Branco
Telefone: (68) 99943-4747 – Hospedagem e passeios somente com agendamento prévio
Trilha Chico Mendesmore_vert
Todos os dias

Trilha Chico MendescloseA Trilha Chico Mendes está localizada na Reserva Extrativista que leva o mesmo nome, entre os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri.

O primeiro ponto de parada para almoço é na Colocação Paraguaçú. O local é apropriado para almoço, descanso em redes e lazer. Possui um salão com mesa de sinuca rodeado por árvores.

O trajeto ainda passa pelas colocações Revolta 01, Cariri, Boa Vista, São Domingos, Paraíso, Alto Alegre e Zé Costa.

A trilha conta com sinalizações direcional, confirmatória, calmante e indutiva.

Localização: Reserva Extrativista Chico Mendes/Rio Branco
Contato: (68) 3224-3749
Catedral Nossa Senhora da Glóriamore_vert
Todos os dias

Catedral Nossa Senhora da GlóriacloseLocalizada no Centro de Cruzeiro do Sul, a Catedral Nossa Senhora da Glória é cartão postal da cidade. Fundada em 1931, a igreja foi construída em forma circular, de tijolinhos cor de barro escuro, ao estilo alemão.

Localização: Rua Rui Barbosa, s/no/Cruzeiro do Sul
Parque Linearmore_vert
Todos os dias

Parque LinearcloseO Parque Linear conta 22 hectares, abrangendo os bairros Cobal, Remanso e Telégrafo, em Cruzeiro do Sul.

Antes ocupando área irregular, o espaço foi transformado pelo governo do Estado e entregue à população em 2016. O local conta com pista de caminhada, ciclovia, espaço para prática de esporte, de convivência comunitária e de cultura.

Localização: Avenida Marginal/Cruzeiro Sul
Rio Croamore_vert
Todos os dias

Rio CroacloseConhecido pelas águas escuras , o Rio Croa é considerado um dos maiores pontos de ecoturismo de Cruzeiro do Sul. A paisagem paradisíaca chama a atenção de milhares de turistas, já que o local perdeu a característica de rio há cerca de 15 anos, e hoje, mais parece um lago.

Com fauna e flora riquíssima, a vitória-régia é uma das características do Croa, sendo possível encontrar diversas por todo o rio. Além disso, ao longo dos quase três mil hectares, é fácil encontrar árvores centenárias, como a samaúma e as seringueiras.

Telefone: (68) 99945-5767
Cruzeiro do Sul
Parque Chandlessmore_vert
Todos os dias

Parque ChandlesscloseO Parque Chandless está localizado entre os municípios de Manoel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus, e conta com uma das áreas mais ricas em biodiversidade, além de ter um patrimônio genético com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

O espaço foi criado por meio do decreto nº 10.670, que instituiu o parque como responsabilidade do Estado. Segundo registros, há mais de 1.374 espécies de animais no local, em uma área que contempla 690 mil hectares, o que equivale a 4% de todo o território acreano.

Em uma parceria entre as secretarias de Turismo e Lazer (Setul) e Meio Ambiente (Sema), três plataformas de observação de aves estão sendo construídas, possibilitando aos adeptos da atividade visão privilegiada do parque.

Telefone:(68) 99217-1364
Manoel Urbano/Sena Madureira e Santa Rosa do Purus
Serra do Divisormore_vert
Todos os dias

Parque ChandlesscloseO Parque Nacional Serra do Divisor é de proteção integral à natureza e, atualmente, é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

Localizado na fronteira com o Peru, o parque é distribuído entre os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves. Para visitação, há agências de viagem que dispõem de pacotes.

A unidade de conservação possui as cachoeiras do Formoso, do Ar-Condicionado, do Amor, do Perdernal, do Buraco da Central e do Mirante. Todos os passeios devem ser feitos com guias.

Evastur Agência de Viagens: (68) 3322-3533
Calçadão Viagens e Turismo: (68) 3322-1900
Localização: Acesso fluvial pelo Rio Moa – Cruzeiro do Sul
Geoglifosmore_vert
Todos os dias

GeoglifoscloseGrandes figuras observadas no solo de áreas rurais acreanas, de origem desconhecida. Só podem ser vistos a mais de 80 metros do chão, por meio de voo de balão ou avião. Os desenhos são em diversos formatos geométricos.

Localização: Rio Branco
Viagem ao Peru e Bolíviamore_vert
Todos os dias

Viagem ao Peru e BolíviacloseLocalizada na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia, a Estrada do Pacífico possibilita que o Acre seja uma porta aberta para o mundo.

Conhecida também como Rodovia Interoceânica, a entrada fica na BR-317 e é uma forma de integração entre diversos países da América Latina.

A via nasce em Boca do Acre, no Amazonas, passa pelos municípios acreanos de Brasileia e Assis Brasil e atravessa a fronteira de Inãpíri, no Peru, ligando o Oceano Atlântico brasileiro ao Pacífico peruano.

Agência de turismo credenciada
Vivacre: (68) 99999-9487
www.vivacre.com/span>
Festival Yawamore_vert
Todos os dias

Festival YawacloseConsiderada umas das maiores festividades étnicas da Amazônia, o Festival do povo indígena Yawanawá será realizado entre os dias 25 e 30 de outubro, na Aldeia Nova Esperança, que tem acesso pelo Rio Gregório, em Tarauacá.

Para chegar ao local, são quase 15 horas de viagem, por via terrestre e fluvial.

Tarauacá
Agência de turismo credenciada
Vivacre: (68) 99999-9487