Tudo pronto para a Cavalgada 2010

Com efetivo de 200 policiais militares, segurança se torna prioridade do evento que abre a Expoacre

coletiva_expo2101_foto_gleilson_miranda_01.jpg

Secretária de Segurança, Márcia Regina, e representantes das corporações apresentaram regras da Cavalgada 2010 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Está tudo pronto para que na manhã desse sábado, 24, seja realizada mais uma edição da tradicional Cavalgada, que abre a Feira de Exposição Agropecuária do Acre, a Expoacre 2010. Numa coletiva realizada na manhã dessa sexta-feira, 23, representantes da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Detran, foram apresentadas as novidades, mudanças e medidas de segurança para fazer dessa Cavalgada um evento seguro e tranquilo.

"É uma festa que tem tomado dimensões extraordinárias, ficou muito grande e a cada ano estamos nos aprimorando para ter esse evento com o mínimo de transtornos possíveis", disse Suely Melo, secretária Adjunta de Esporte, Turismo e Lazer. Com previsão de sair pontualmente às 9 horas do Mastro da Gameleira, com a benção dos participantes, a Cavalgada esse ano conta, além dos animais, com motos, quadriciclos, charretes, caminhões e carretas. Serão 99 carros, sendo 70 comitivas, havendo uma grande diminuição em relação ao ano passado quando 200 veículos foram inscritos.

A previsão de chegada no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco é às 13 horas. E às 13h30 começa o show de abertura da Expoacre. Junto ao show, esse ano acontece um concurso entre os participantes. Uma equipe irá escolher os melhores animais, além da melhor comitiva, melhor cavaleiro, melhor amazona, e o melhor cavaleiro e amazona da Melhor Idade.

A partir das 15 horas começa a liberação do estacionamento do Parque de Exposições. Até às 16 horas, nenhuma comitiva poderá estar estacionada no parque, que deve estar liberado para a Expoacre, que começa logo em seguida. A organização deixa claro também que qualquer manifestação de propaganda política durante a Cavalgada está completamente proibida.

Leia também: Organização da Cavalgada anuncia interdição de ruas no próximo sábado

Segurança de todos

1220283158_cavalgada_expoacre_jurua_foto_gleilson_miranda_06.jpg

Segurança é prioridade na Expoacre 2010 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Esse ano, a Secretaria de Estado de Segurança Pública está tendo um cuidado especial com crianças e adolescentes. "Estaremos atentos para que crianças a adolescentes não passem por nenhuma situação de risco", fala a Secretária de Segurança Pública, Márcia Regina. Para evitar problemas com adolescentes e bebidas, o Conselho Tutelar estará presente a atuante durante toda a Cavalgada. A Secretária também lembra que diferente do ano passado, a previsão é de calor para a Cavalgada e que os pais estejam atentos para as crianças, que devem ser constantemente hidratadas.

O Samu e o Corpo de Bombeiros também estarão presentes em todo o percurso. Além disso, a Polícia Militar estará com um efetivo de 200 homens realizando a segurança durante toda a Cavalgada, mais os agentes de trânsito do Detran. Com relação ao trânsito, o Coronel Romário Célio explicou a todos que não irão participar, para que "evitem ao máximo irem para o 2º Distrito, e caso não possam evitar, que tenham mais calma, pois o trânsito estará mais lento".

A Cavalgada também será marcada pelo fortalecimento do uso bafômetros para os participantes das comitivas, tanto na ida quanto na volta. Todos os veículos que irão participar tiveram que passar por uma rigorosa vistoria do corpo de bombeiros. "Há uma série de critérios para termos segurança e orientamos sobre como esses veículos devem estar estruturados para atender o público", reforça Suely Melo. Os responsáveis pelos veículos deverão apresentar cópia dos documentos dos veículos, bem como cópia da carteira de habilitação do condutor que irá dirigir durante o evento.

Repressão ao consumo de álcool por menores de 18 anos será intensificado

coletiva_mpe_victor_luciano_01.jpg

Representantes da Segurança e do MPE anunciaram fiscalização reforçada para combate ao consumo de álcool entre menores (Foto: Victor Luciano/Secom)

O Ministério Público Estadual, em conjunto com o Juizado da Infância e Juventude e o Conselho Tutelar promete intensificar a fiscalização esse ano na Cavalgada 2010, um dos objetivos principais é inibir o consumo de bebidas alcoólicas pelos menores de idade.

Durante uma coletiva de imprensa no auditório do MPE, a juíza da Vara da Infância e Juventude, Larissa Pinho, informou aos representantes das comitivas presentes sobre como vai funcionar os trabalhos de segurança no que diz respeito às leis que regem a conduta dos menores de idades. Caso um adulto seja flagrado entregando a bebida a um menor vai ser autuado e pode receber uma multa que varia entre 3 e 20 salários mínimos.

A juíza também deixou claro que não será tolerado o incentivo ao consumo de álcool por crianças e adolescentes, principalmente nas comitivas "open-bar", e que as mesmas serão fiscalizadas e seus idealizadores responsabilizados no caso de atuação. "Caso algum menor seja flagrado com bebida alcoólica, os idealizadores da comitiva também receberão uma parcela de responsabilidade solidária, portanto é bom se precaver", afirmou a juíza Larissa Pinho.

Ainda existem outros cuidados que podem ser úteis durante a cavalgada, como manter as crianças menores a uma distância segura de veículos e animais, usar protetor solar nos horários de maior incidência solar e se manter hidratado, ter cautela na hora de subir ou descer dos veículos e trios elétricos em movimento e evitar os excessos no consumo de bebidas alcoólicas.

Orientações de trânsito

Para a Cavalgada, acontece a interdição de algumas ruas no 2º Distrito. A partir das 00 horas desse sábado, a região do Mastro da Gameleira até a Rotatória do Colégio Imaculada da Conceição já começa a ser fechada. A partir das 6 horas, toda a Gameleira estará interditada para o fluxo de veículos. E às 8h30 acontece a interdição da Via Chico Mendes, que terá apenas a sua pista sentido Centro operando em mão dupla.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter