Transplante de órgãos é discutido no Acre

3º Encontro de Pacientes Transplantados e Candidatos a Transplante de Fígado e Rim do Estado do Acre acontece neste sábado, 29, no auditório da Ufac a partir das 18h30.

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, busca ampliar os serviços e aumentar a oferta de especialidades para a população. Com o objetivo de propiciar a comunicação entre médicos, candidatos a receber órgãos e os que já receberam, bem como oferecer informações e sanar dúvidas acerca dos procedimentos relativos a transplante será realizado neste sábado, 30, o 3º Encontro de Pacientes Transplantados e Candidatos a Transplante de Fígado e Rim do Estado do Acre. O evento acontece a partir das 18h30min, no auditório da Universidade Federal do Acre (Ufac).

No encontro, profissionais de saúde ministram palestras sobre o Serviço de Assistência Especializada – SAE, o fluxograma para acompanhamento de hepatopatas com indicação para transplante, indicação para transplante renal e avaliação de potencial do doador vivo, indicação para transplante de fígado, sendo esta última apresentada pelo Dr. Tércio Genzini, médico cirurgião do grupo Hepato Transplantes de São Paulo, e transplantador de pâncreas, rim e fígado.

A intenção é reunir os pacientes que necessitam de um transplante e os que já passaram pelo de fígado ou de rim, familiares e amigos, profissionais da área de saúde – médicos, enfermeiros e estudantes de medicina. 

Segundo Suilany Maia, enfermeira da Central de Transplantes, nos últimos dois anos foram realizados no Acre nove transplantes de rins, sempre com órgãos de doadores vivos. Na maioria dos casos, o doador era parente próximo do paciente.

Deverão participar entidades ligadas à saúde como a Associação dos Renais Crônicos do Estado do Acre, Associação dos Transplantados do Acre, Associação dos Portadores de Hepatites do Estado do Acre – Aphac, Comitê Estadual das Hepatites Virais, Central de Articulação das Entidades em Saúde do Estado do Acre – Cades. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest